Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

China vai acabar com monopólio estatal milenar sobre o sal



Da Agência Lusa

A partir de 2017, a China vai acabar com o monopólio estatal sobre o sal. Há mais de dois mil anos que o estado chinês controla os preços de distribuição e produção do produto.

De acordo com a rede de televisão estatal CCTV, o Conselho de Estado da China decidiu iniciar uma reforma que, na prática, vai acabar com o monopólio do governo. As mudanças, porém, não preveem autorizar mais produtores ou vendedores de sal.

Na China, as empresas que produzem e vendem sal no atacado têm que solicitar uma licença do Governo para operar e, até agora, o país também fixava cotas de produção e preços, enquanto a distribuição estava reservada às empresas do Estado.

Segundo a imprensa oficial, o Conselho de Estado não prevê aprovar a entrada de novas empresas no setor, mas promoverá as fusões e aquisições das empresas que operam atualmente para permitir a entrada de capital privado.

O sal era, desde o século VII antes de Cristo, um monopólio estatal e, apesar de o Governo desejar há vários anos alterar a legislação, encontrou resistências dentro do setor.

A China, no entanto, mantém o direto de intervir nos preços em caso de grandes oscilações.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)