Porto Velho (RO) sábado, 17 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil virou referência mundial em esportes


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – A Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016 transformaram o Brasil em referência para o mundo em esportes, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, Vuk Jeremić, que está em Brasília para negociar uma série de acordos bilaterais.

Atleta e presidente da Federação Sérvia de Tênis, o chanceler disse hoje (20) que seu país tem interesse em ampliar as parcerias para o desenvolvimento e troca de experiências esportivas.

Bem-humorado, o chanceler confirmou que o jogador de futebol Dejan Petković, que jogou no Flamengo, é uma espécie de embaixador informal da Sérvia no Brasil. Petković é também cônsul honorário da Sérvia no país.

O chanceler disse que as atenções estão voltadas para novembro, quando o tenista sérvio Novak Djokovic, que é o primeiro no ranking mundial, irá ao Rio de Janeiro para um jogo. Segundo Jeremić, a ideia é estimular as escolas de tênis no Brasil integradas a programas sociais para comunidades carentes.

O chanceler voltará ao Brasil, em junho, para a Conferência Rio+20, quando pretende reunir-se com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, para definir a parceria para o incentivo do intercâmbio de experiências esportivas entre o Brasil e a Sérvia.

Ex-integrante da antiga Iugoslávia, a Sérvia se separou de Montenegro há seis anos e agora luta para fazer parte da União Europeia. Com pouco mais de 10 milhões de habitantes, o país registra números positivos na economia e é considerado emergente com perspectivas de avanços nas áreas de ciência e tecnologia.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes