Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Bolívia pode fechar todas as cidades fronteiriças


 

A presidente  Nacional das Alfândegas, Marlene Ardagh, disse em um comunicado que, em conjunto com o Ministério da Economia, as Forças Armadas e da Agência Nacional de Hidrocarbonetos estudam um "plano estratégico" para controlar o contrabando de combustível.

Ardagh disse que o Governo pediu 130 agentes aduaneiros adicionais aos 120 atuais, além de 203 funcionários adicionais para o controle das fronteiras durante 24 horas e 75 veículos.

Bolívia pode fechar todas as cidades fronteiriças  - Gente de Opinião
A presidente Nacional das Alfândegas, Marlene Ardagh, estuda um "plano estratégico" para controlar o contrabando/Eldeber



No ano passado, o comércio ilegal de combustível para os países vizinhos, como Peru, Argentina e Brasil levaram para a Bolívia uma perda de US$ 150 milhões, estimado pelo presidente Evo Morales, um número que pode dobrar em 2011.

A fim de acabar com este contrabando, o presidente decidiu, em 26 de dezembro, um aumento dos custos de combustível entre 57% e 82%, que foi cancelado, cinco dias depois pela pressão de vários setores sociais.

Em discurso feito hoje na cidade de Patacamaya, no Planalto, o presidente voltou a defender com grupos de camponeses aumentar a necessidade de preço futuro dos combustíveis como uma forma de proteger a economia nacional.

O presidente disse que o contrabando de combustível para os países vizinhos é feito por caminhões de grande arqueação, com tanque duplo para a gasolina ou diesel, em garrafas pequenas e "garrafas", quando feito por mulheres.

Segundo o chefe da polícia aduaneira Romulo Delgado, que faz parte do plano é "para fechar todas as cidades fronteiriças, além de aumentar o controle de estradas para os países vizinhos.

Os militares já lançaram plano para controlar o contrabando de ouro nas fronteiras e até mesmo pessoas presas e apreendidas máquinas, principalmente na fronteira com Peru e Brasil.

Fonte: Eldeber com informações da Agência EFE

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)