Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Boca de urna indica empate na Grécia


Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília – A primeira pesquisa de boca de urna na Grécia indica que os dois principais partidos no pleito, o esquerdista Syriza e o de centro direita Nova Democracia, estão praticamente empatados na preferência dos votos na eleição parlamentar de hoje (17). As urnas já fecharam na Grécia. Os primeiros resultados da apuração serão divulgados ainda neste domingo.

Para muitos analistas, a eleição de hoje é como um referendo sobre a permanência do país na zona do euro. Um levantamento conjunto, feito por cinco institutos de pesquisa, indica que apenas meio ponto percentual separa o Syriza da Nova Democracia, que estaria com pequena margem de vantagem.

Segundo a pesquisa, a Nova Democracia teria recebido entre 27,5% e 30,5% dos votos, o Syriza, entre 27% e 30%, e o socialista Pasok, de 10% a 12%.

Dois assuntos que estão interligados dominaram a campanha política no último mês: os pacotes de ajuda financeira recebidos pela Grécia nos últimos dois anos e a permanência do país na zona do euro, a moeda europeia. A Grécia recebeu ajuda internacional de 110 bilhões de euros, em 2010, e 130 bilhões de euros, no ano passado. O dinheiro foi usado para pagamento de dívidas do país, mas grande parte da população está descontente com as condições do acordo, que exige medidas duras de redução de gastos públicos.

A Nova Democracia apoia os pacotes de ajuda financeira, assim como Pasok, mas defende a renegociação de alguns termos. Já o Syriza é fortemente contra as medidas de austeridade.

Para os líderes europeus, caso os gregos rejeitem o acordo que possibilitou os dois pacotes de resgate, o país provavelmente terá de deixar a zona do euro, e adotar novamente o dracma, sua antiga moeda.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)