Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Boca de urna indica empate na Grécia


Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília – A primeira pesquisa de boca de urna na Grécia indica que os dois principais partidos no pleito, o esquerdista Syriza e o de centro direita Nova Democracia, estão praticamente empatados na preferência dos votos na eleição parlamentar de hoje (17). As urnas já fecharam na Grécia. Os primeiros resultados da apuração serão divulgados ainda neste domingo.

Para muitos analistas, a eleição de hoje é como um referendo sobre a permanência do país na zona do euro. Um levantamento conjunto, feito por cinco institutos de pesquisa, indica que apenas meio ponto percentual separa o Syriza da Nova Democracia, que estaria com pequena margem de vantagem.

Segundo a pesquisa, a Nova Democracia teria recebido entre 27,5% e 30,5% dos votos, o Syriza, entre 27% e 30%, e o socialista Pasok, de 10% a 12%.

Dois assuntos que estão interligados dominaram a campanha política no último mês: os pacotes de ajuda financeira recebidos pela Grécia nos últimos dois anos e a permanência do país na zona do euro, a moeda europeia. A Grécia recebeu ajuda internacional de 110 bilhões de euros, em 2010, e 130 bilhões de euros, no ano passado. O dinheiro foi usado para pagamento de dívidas do país, mas grande parte da população está descontente com as condições do acordo, que exige medidas duras de redução de gastos públicos.

A Nova Democracia apoia os pacotes de ajuda financeira, assim como Pasok, mas defende a renegociação de alguns termos. Já o Syriza é fortemente contra as medidas de austeridade.

Para os líderes europeus, caso os gregos rejeitem o acordo que possibilitou os dois pacotes de resgate, o país provavelmente terá de deixar a zona do euro, e adotar novamente o dracma, sua antiga moeda.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)