Porto Velho (RO) segunda-feira, 19 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Acre e Pando assinam protocolo de intenções com 13 compromissos



Os governadores do Acre, Binho Marques, e do Departamento de Pando, contra-almirante Rafael Bandeira Arze, assinaram nesta terça-feira, 17, um protocolo de intenções visando à realização de um intercâmbio nas áreas de saúde, educação, segurança, pesquisas, meio ambiente, esportes e turismo.

O documento foi firmado em Cobija durante o “I Encontro de Irmandade Brasil-Bolívia”, um evento promovido pelo governo de Pando em parceria com a prefeitura de Cobija para dar início a um processo de integração regional.

Toda a cidade parou para recepcionar a delegação acreana. As escolas suspenderam as aulas e as crianças foram à Ponte Wilson Pinheiro para receber os brasileiros acenando com bandeirinhas de papel. Binho seguiu à frente da delegação acompanhado pelo presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, 17 deputados e 20 de seus assessores e secretários.

O presidente Evo Morales enviou para representá-lo seu ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca. A irmã do presidente, Ester Morales, também compareceu ao evento.

Os governadores, parlamentares e secretários de Estado foram homenageados com uma cerimônia em frente ao Palácio do Governo de Pando e, logo em seguida, em uma Sessão de Honra do Conselho Municipal. Houve troca de bandeiras e de presentes entre os governadores e a concessão do título de “Visitante Ilustre” para Binho e Edvaldo, uma honraria destinada a autoridades.

O Encontro foi finalizado com uma visita da comitiva às instalações da Zona Franca de Cobija, localizada na Vila Bush, onde um pequeno parque industrial começa a despontar com a inauguração de uma tecelagem e, breve, de uma cervejaria.

Ao discursar em frente ao Palácio, Binho lembrou que o encontro acontecia exatamente no dia em que o Acre comemora a assinatura do Tratado de Petrópolis, o documento que definiu a fronteira do Estado com a Bolívia e pacificou a região.

Mais tarde, depois de assinar o protocolo de intenções, o governador Binho Marques declarou que o documento será cumprido à risca e que, em 2010, ele vai inaugurar uma praça em Rio Branco homenageando o povo boliviano.

Binho lembrou que, quando criança, adorava visitar Cobija com seu pai, pois se encantava em ver que bastava atravessar o rio para descobrir um mundo novo, de língua e cultura diferentes. “Nós temos que desenvolver uma integração respeitando essa diversidade cultural”, frisou.

Passar a borracha

O presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães, foi convidado a falar durante o almoço e lembrou do grande esforço diplomático realizado para pacificar a região em 1903. Agora, uma vez definida a fronteira, Edvaldo defende que seja passado uma borracha sobre ela. “Como disse o governador Binho simbolicamente, estamos querendo passar uma borracha na fronteira”.

Edvaldo lembrou que as brisas não pedem licença para atravessar o rio e soprar do lado de lá, assim como os animais que vivem de um lado para outro se reproduzindo sem escolher fronteiras. Com o encontro dos dois governadores, Edvaldo afirmou que agora é hora de diminuir a papelada e aumentar a amizade.

O presidente da Aleac vem idealizando este encontro desde 7 de outubro quando recebeu em seu gabinete o senador boliviano Andrés Heredia Guzmán, eleito pelo departamento de Pando. O senador, do Movimento ao Socialismo, a aliança que levou o presidente Evo Morales ao poder, veio à sede do Parlamento acreano para discutir uma solução ao problema das famílias de agricultores brasileiros que vivem na faixa de fronteira e dos estudantes de Santa Cruz de La Sierra.

Desde então, Andrés e Edvaldo combinaram a realização de um seminário entre os dois estados que resultou nas solenidades desta terça-feira. “Antes, o Acre tinha apenas relações pessoais com o governo de Pando. Nunca houve um encontro entre instituições. Foi preciso uma tragédia em Santa Cruz para que as instituições pudessem se unir”, declarou.

De 7 de outubro a 17 de novembro, foram 40 dias de uma movimentada agenda que incluiu reuniões com o vice-presidente da Bolívia, Álvaro Linera, e com o ministro-chefe da Casa Civil, Juan Ramon Quintana, em Cobija, e com outros dois ministros em La Paz. 

Fonte: oaltoacre.com

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes