Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Vilhena registra maior temperatura desde 1998


 
O forte calor observado no sul e oeste de Rondônia nesta terça-feira é o maior durante o mês de agosto dos últimos 10 anos.

Daniel Panobianco – A forte massa de ar seco e quente que cobre boa parte do Brasil e há semanas vem provocando recordes diários de temperatura máxima em Rondônia, foi a responsável pela maior temperatura já registrada durante o mês de agosto em Vilhena desde 1998. Na ocasião, a máxima na cidade atingiu os 36°C no dia 24 daquele mês e ano.

Nesta terça-feira, a máxima chegou a 35°C no aeroporto Brigadeiro Camarão, de acordo com dados de METAR. Na recém inaugurada estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), no Centro da cidade, a máxima chegou a 36°C. A umidade relativa do ar também esteve crítica, com apenas 15% nesta estação, valor considerado como Estado de Alerta.

Vilhena é conhecida nacionalmente por ser a cidade com o clima mais brando de toda a região amazônica. Em eventos de friagem, a cidade registra temperaturas mínimas dignas de regiões sulinas e máximas mais brandas que as registradas nas demais cidades rondonienses. Mas agora em 2008, a prova de que os dias estão mais quentes e mais secos, ou com extremos mais significativos, vem dos dados registrados nas estações meteorológicas espalhadas pela região. O calor desta terça-feira em Vilhena é o maior dos últimos 10 anos.
No centro-sul do Estado, outra estação automática do INMET bateu um novo recorde em Cacoal. A temperatura máxima chegou a 38,4°C, vencendo os 38°C observados na segunda-feira.

Dados: INMET – REDEMET
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)