Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Vendaval provoca destelhamentos de construções em Espigão do Oeste (RO)


Fortes áreas de instabilidade se desenvolveram com o excesso de calor e umidade no final da tarde de ontem, segunda-feira (26), em diversos municípios de Rondônia, principalmente no Cone Sul, região de Vilhena e Zona da Mata, região de Rolim de Moura, provocando vendavais intensos.

O fato mais grave foi verificado em Espigão do Oeste (FOTOS), onde um vendaval provocou destelhamentos de residências e de uma quadra de esportes de uma escola. Árvores também caíram com a força do vento. Embora a imprensa local tenha descrito o estrago provocado pelo vendaval, do vento que, "em círculos" provocou os destelhamentos, nenhuma estação meteorológica existe em Espigão do Oeste, não sendo possível, portanto, aferir a intensidade das rajadas de vento.

Imagens de satélite no horário do evento, aproximadamente às 17h30min (horário local), indicaram nuvens penetrativas com topos de temperatura de até -80°C, o que indica forte desenvolvimento vertical, com nuvens do tipo cumulunimbus, passíveis de produzir tempo severo. Porém, somente imagens de radares meteorológicos teriam uma noção do grau de severidade ocorrido na região. A estação meteorológica automática mais próxima de Espigão do Oeste operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), em Cacoal, registrou no horário rajada máxima de vento de 21,6 km/h. Já em Vilhena, onde também choveu e ventou forte, o vento máximo chegou a 59,4 km/h entre as 17 e 18 horas.


(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat