Quinta-feira, 16 de outubro de 2008 - 12h49
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT) reuniu-se hoje, com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes e representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira(Ceplac), para tratarem da implantação de uma indústria de chocolate no município de Buritis, em Rondônia.
O deputado Valverde pediu ainda, que o ministério colocasse à disposição dos produtores do estado, assistência técnica e viabilizasse linha de crédito para os produtores interessados no empreendimento.
O ministro informou que os produtores de cacau podem se associar às indústrias ou montar pequenas fábricas para processamento de sua produção, o que vai permitir agregação considerável de valor.
A Ceplac sempre estará à disposição do produtor de cacau para oferecer assistência técnica e extensão rural e apoiar propostas viáveis tecnicamente em favor da lavoura. Dessa forma os agricultores poderão associar-se em cooperativas e participar desse elo da cadeia produtiva, podendo agregar valor à sua produção, frisou Stephanes.
Em 2009, Valverde disse estará destinado emendas parlamentares para fomentar a produção de cacau no estado e na compra de equipamentos para as cooperativas. Com essa iniciativa, o parlamentar acredita que será possível a recuperação das reservas legais. Nosso interesse é que os produtores possam ampliar sua produção transformando-a em chocolates, que é de grande aceitação no mercado,disse.
Fonte: Leila Denise
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)