Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Umidade do ar deve continuar baixa no Centro-Oeste e em parte do Norte do país



Luana Lourenço
Agência Brasil

Brasília – A umidade relativa do ar deve continuar baixa em parte do país nos próximos dias, apesar da chegada de uma frente fria ao Sul do país.

“Mesmo com ar mais frio e queda da temperatura, a umidade não vai cair tanto durante as tardes”, explicou o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), Giovani Dolif.

A massa de ar deve influenciar o clima na Região Centro-Oeste e no sul da Região Norte. Segundo o meteorologista, mesmo com a chegada da frente fria, não há previsão de chuva para essas regiões.

No Distrito Federal, onde a umidade relativa do ar chegou a 7% nesta semana, o índice deve continuar em níveis críticos.

A estiagem e baixa umidade do ar aumentam o risco de queimadas. Hoje (13), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou mais de 15 mil focos de incêndio no país. Grandes incêndios em quatro estados foram controlados, mas no Tocantins o fogo ainda avança sobre o Parque Nacional do Araguaia e a Serra do Carmo.
 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)