Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

UE adverte do risco de fracasso na Rio+20


UE adverte do risco de fracasso na Rio+20 - Gente de OpiniãoBruxelas, 3 jun (EFE).- A União Europeia (UE) advertiu neste domingo do risco de a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 não alcançar avanços significativos e apelou para a comunidade internacional para se comprometer com o cumprimento dos objetivos concretos se não quiser que a reunião fracasse.

"Não haverá nenhum valor agregado na Cúpula se atolamos em procedimentos ou ficamos em boas intenções. Todos temos que despertar perante a realidade da  situação do mundo e dar passos concretos para enfrentá-la", assinalou em comunicado o comissário europeu do Meio Ambiente, Janez Potocnik.

O responsável do bloco lamentou a falta de progressos nas negociações realizadas em Nova York e pediu "mais esforços" para as do Rio.

"Pedimos um claro compromisso de todas as partes e notavelmente ao país anfitrião, que terá um papel particular para assegurar que a conferência seja um sucesso", assinalou Potocnik.

O comissário defendeu que "o desenvolvimento sustentável e uma economia verde têm um enorme potencial para transformar os desafios ambientais em oportunidades econômicas e para reduzir as desigualdades sociais".

"Mas para passar de potencial a realidade precisamos de uma direção e metas claras", destacou.

"Não só as gerações futuras sofrerão com nossa incapacidade de acertar as ações necessárias para enfrentar o problema dos recursos limitados, do desenvolvimento insustentável e da pobreza em massa", lembrou.

Bruxelas fixou a transição rumo a uma economia ecológica e a erradicação da pobreza como seus dois objetivos principais para a Rio+20.

Fonte: Rádio Jovem Pan com informações da Agência EFE

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat