Porto Velho (RO) sábado, 28 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Turismo em Candeias promove atividade para melhorar o meio ambiente

Mutirão de limpeza envolve toda a comunidade no projeto Cidade Limpa para tornar a cidade mais agradável


Turismo em Candeias promove atividade para melhorar o meio ambiente - Gente de Opinião

O sábado será o dia do Mutirão de limpeza em Candeias do Jamari, que pretende unir toda a cidade para ajudar a manter a cidade mais limpa a fim de incentivar o turismo sustentável e a consciência ambiental. O evento se inicia às 8h da manhã e segue até 12h, na Rua Porto Velho entre São Paulo e Paraná no bairro Letícia 1.  O mutirão faz  parte do projeto Cidade Limpa, iniciado em outubro deste ano. É um programa desenvolvido pela CONETUR - conselho empresarial de Turismo com apoio do Sistema  Fecomércio/Sesc/Senac de Rondônia, em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, Sebrae, Banco da Amazônia e a Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari. 

O foco do Cidade Limpa é ajudar o município a se tornar um polo turístico. E também fomentar o turismo sustentável pela conscientização de quem mora na cidade. O objetivo maior é educar na base, trabalhando na prática com 3 ações: Jornada Educativa, Jornada Ecológica e o Mutirão de Limpeza.

O projeto começou no mês de outubro e já  promoveu  diversas ações como a oficina de sabão ecológico, destinado às merendeiras das escolas públicas. Também as atividades nas escolas despertam maior consciência de sustentabilidade. Inclusive, em algumas foi montado um cantinho especial para recolhimento do lixo e suas separações.  Para o presidente do CONETUR Raniery Araújo Coelho esta é mais uma ação em prol do Turismo, promovida pelo CONETUR, para desenvolver o turismo sustentável em Rondônia. “Todas essas ações têm o grande objetivo de fortalecer o turismo receptivo do estado melhorando os locais mais procurados pelos visitantes” disse Raniery. 

O mutirão de limpeza será uma continuidade dessas ações que envolve agora um raio maior de colaboração entre escolas, moradores, trabalhadores da reciclagem, parceiros e poder público para recolher materiais recicláveis e retirar entulhos e lixo. Tudo para trazer mais consciência e preparar a cidade de Candeias do Jamari fortalecer sua vocação de polo turístico.

O diretor técnico do Sebrae RO Samuel Almeida comenta sobre a iniciativa da Fecomércio/Conetur que  além de ter o caráter de sustentabilidade está ancorada em algo ainda mais estratégico. “Candeias Cidade Limpa não apenas torna o município mais adequado para a atividade turística, mas revela uma ampla atuação para organizar a governança local dos atores da cadeia do turismo, uma vez que o projeto envolve instituições privadas e o ente público de uma maneira geral. Parabéns a todos os envolvidos".

Para o prefeito do município de Candeias do Jamari,  Valteir Queiroz, esse momento é a realização de um sonho que muitos sonharam juntos. “Nós nos apaixonamos por esse projeto e hoje ele está ganhando vida onde todos os apoiadores e toda população estão juntos por um objetivo.  É um momento único, a concretização de um projeto que saiu do papel e hoje se torna um marco, um momento importante para o fomento do turismo na cidade”.

Mais Sobre Meio Ambiente

2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho

2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho

As inscrições para o 2º Concurso de Desenho Infantil em comemoração à Semana do Meio Ambiente já estão abertas. A iniciativa é destinada a estudantes

Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam

Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam

Mayna Silva e Ana Macedo recepcionou nesta quarta-feira (18) André Aguirre, tecnologista da Fiocruz de Rondônia, que fez uma visita técnica à sede d

Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto

Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto

Uma cerimônia marcou, na manhã desta quarta-feira (18), a reabertura do Museu do Acervo Biológico de Porto Velho, no Parque Natural Raimundo Paraguass

MPF requer informações sobre presença de empresa canadense em Ariquemes (RO) para explorar terras raras

MPF requer informações sobre presença de empresa canadense em Ariquemes (RO) para explorar terras raras

O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta quarta-feira (11), ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao governo de Rondônia e à Secreta