Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Trabalho desenvolvido pela ONG Raiz Nativa vira referência



A realização de um trabalho bem elaborado pode ultrapassar fronteiras, esse é o caso que vem acontecendo com o projeto de equilíbrio do meio ambiente com manejo da cadeia produtiva do babaçu, Coordenado pela ONG Raiz Nativa, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e ASPROELI (Associação dos Produtores e Produtoras Rurais entre Linhas) SEMAGRIC Secretaria Municipal de Agricultura SEMA Secretaria Municipal de Meio Ambiente . O projeto que é realizado no assentamento Joana D’Arc I, área rural de Porto Velho, já virou referência.Trabalho desenvolvido pela ONG Raiz Nativa vira referência - Gente de Opinião

No último dia 18 de junho, a Coordenadora da ONG Raiz Nativa, Elizabete Rodrigues, e o Diretor Deliberativo, Elias Correa, receberam José Zarzuela representante da, Instituto ÍNDIA AMAZONIA que conheceu in loco, o trabalho desenvolvido dentro da comunidade Joana D’Arc I.

O Instituto ÍNDIA AMAZONIA irá desenvolver um projeto semelhante no município de Campo Novo de Rondônia e está utilizando como uma de suas bases o projeto da Raiz Nativa. Um dos principais motivos são os excelentes resultados apresentados no Joana D’Arc I, após os trabalhos do projeto de manejo do babaçu.

Empreendedorismo

Também acompanharam a visita, representantes do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Sr.Alberto, que conferiram todo o trabalho de empreendedorismo que está sendo realizado pela comunidade.

Além da conscientização ambiental, sustentabilidade, informações de plantio e colheita, um dos pontos importantes no trabalho desenvolvido pela Raiz Nativa é a transformação desses agricultores em pequenos empresários, pois os envolvidos no projeto criaram uma associação que trabalha nos moldes de uma cooperativa, eles colhem o babaçu, fabricam o óleo e outros produtos secundários e fazem a venda e distribuição.

Tudo é acompanhado de perto pela Raiz Nativa, que disponibiliza todo o suporte técnico para pessoas que até pouco tempo atrás não tinham expectativas reais de melhoras nas suas condições financeiras, e hoje se vêem fazendo parte de uma pequena empresa.

Confraternização

Para comemorar o sucesso que vem sendo o projeto, a comunidade realizou um arraial onde participaram todos os membros da Raiz Nativa. Muita alegria tomou conta dos moradores do Joana D’Arc I.

“Tudo isso serviu para brindar um trabalho que ainda vai trazer muitos frutos para essa comunidade, tudo isso faz parte de um ideal traçado desde o dia em que fundamos a ONG Raiz Nativa”, concluiu Elizabete Rodrigues, Coordenadora da Raiz Nativa.

Contatos

Confira as fotos da visita e do arraial através do blog www.ongraiznativa.blogspot.com ou quem tiver duvidas ou queira mandar sugestões, idéias ou até mesmo ser um colaborador dos trabalhos desenvolvidos pela ONG pode enviar e-mail para assessoria.raiznativa@gmail.com

Fonte: João Paulo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

A COP30 chegou ao fim neste sábado, 22 de novembro, com a aprovação por 195 países do Pacote de Belém (PA). As 29 decisões aprovadas por consenso

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)