Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Terremoto no extremo Oeste do Amazonas


 
Jorge Eduardo Dantas
A CRÍTICA


O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) apontou no início da noite de ontem a ocorrência de um terremoto no extremo Oeste do Amazonas. O fenômeno registrou intensidade mediana - atingiu magnitude 4,9 numa escala compreendida entre 0 e 9 - e aconteceu por volta das 18h10 (horário local). Até o fechamento desta edição, não existiam relatos de danos ou feridos nas cidades daquela região, como Atalaia do Norte, Tabatinga ou Benjamin Constant.

De acordo com as informações divulgadas pela instituição norte-americana, o epicentro do tremor estava a 17 quilômetros de profundidade em território amazonense, a 100 quilômetros noroeste do município acreano de Cruzeiro do Sul . O Corpo de Bombeiros do Amazonas, apesar de possuir um posto no município de Tabatinga, não registrou relatos de danos em nenhuma de suas bases no interior. A reportagem não conseguiu contato com a secretaria-executiva da Defesa Civil Estadual para obter detalhes do ocorrido.

De acordo com estudos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), a Amazônia é a região do país que registra os terremotos mais fortes, que chegam a marcar magnitude 5 na escala Richter. No entanto, esses tremores ocorrem em regiões muito profundas da crosta terrestre e em áreas pouco povoadas e por isso não causam danos nem vítimas.

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat