Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Temporal deixa desabrigados em Ouro Preto do Oeste


Temporal deixa desabrigados em Ouro Preto do Oeste - Gente de OpiniãoRonivaldo Moreira - Um forte temporal que caiu na tarde desta quarta-feira (12/12) em Ouro Preto deixou várias pessoas desabrigadas em pelo menos 4 pontos da cidade. Durante quase duas horas choveu de forma incomum para esta época do ano. A chuva fina continuou noite a dentro.

"Eu nunca vi nada parecido em Ouro Preto. Choveu demais". A frase é do sargento comandante do Corpo de Bombeiros Adilson José de Souza, que comandava a equipe de resgate na rua dos Artistas, próximo ao Bosque Municipal, que foi uma das regiões mais atingidas. Segundo o comandante Souza, pelo menos 20 casas foram invadidas pela água que subiu rapidamente sem dar tempo para que os moradores se retirassem.

A equipe do Corpo de Bombeiros, contanto com a colaboração de populares, foi heróica fazendo um resgate em locais que a água não dava pé. Sem contar com um barco, os homens do corpo de bombeiros foram a nado e se agarrando em cordas para vencer a correnteza e retirar pessoas ilhadas, como era o caso da senhora Maria Marta, 54 anos, que se viu em apuros com o filho Gabriel que é deficiente: "meu filho tem uma perna amputada por causa da trombose, e também tem derrame. Graças a Deus que os bombeiros chegaram a tempo", disse aliviada.

Maria Marta foi retirada pelos homens do corpo de bombeiros. Ela mora de favores em uma casa na rua dos Artistas e já começa a calcular os prejuízos: "eu perdi minhas roupas, e os móveis molharam tudo. Não é a primeira vez que entra água na minha casa", lamentou a aposentada dizendo que cerca de 1 mês atrás sua casa foi invadida pela água, mas, não na mesma intensidade.

Luiz Carlos estava reformando a casa e havia retirado os móveis para outro local, mas, nem por isto seus prejuízos foram menores: "eu perdi uma moto zero e meus documentos. A sorte que não tinha móveis na casa por estarmos reformando", avaliou. Segundo o morador a água invadiu a casa com tal rapidez que não deu tempo para retirar a moto: "nós estávamos trabalhando e não vimos que o muro estava represando a água. Foi aí que o muro desabou e a água invadiu de uma vez", lamentou.

Além da rua dos Artistas, outros 3 pontos foram atingidos pela enchente deixando desabrigados, sendo: rua Getúlio Vargas com rua João Batista, rua Venezuela no bairro Jardim Aeroporto, e rua Jorge Teixeira (rua dos ônibus). Segundo avaliação do comandante do Corpo de Bombeiros o bairro mais prejudicado pelas fortes chuvas é o Jardim Aeroporto: "o nosso risco aqui em Ouro Preto é onde não tem o canal de drenagem, como é o caso do Aeroporto. No local onde tem o canal encheu muito devido a intensidade da chuva, mas não chegou a transbordar", constatou Souza, que vai encaminhar um pedido a Porto Velho solicitando um bote para a unidade do corpo de bombeiros em Ouro Preto, para ajudar neste tipo de resgate.

Temporal deixa desabrigados em Ouro Preto do Oeste - Gente de Opinião

Fonte: Nossa Notícia - De Olho no tempo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)