Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Temporal deixa desabrigados em Ouro Preto do Oeste


Temporal deixa desabrigados em Ouro Preto do Oeste - Gente de OpiniãoRonivaldo Moreira - Um forte temporal que caiu na tarde desta quarta-feira (12/12) em Ouro Preto deixou várias pessoas desabrigadas em pelo menos 4 pontos da cidade. Durante quase duas horas choveu de forma incomum para esta época do ano. A chuva fina continuou noite a dentro.

"Eu nunca vi nada parecido em Ouro Preto. Choveu demais". A frase é do sargento comandante do Corpo de Bombeiros Adilson José de Souza, que comandava a equipe de resgate na rua dos Artistas, próximo ao Bosque Municipal, que foi uma das regiões mais atingidas. Segundo o comandante Souza, pelo menos 20 casas foram invadidas pela água que subiu rapidamente sem dar tempo para que os moradores se retirassem.

A equipe do Corpo de Bombeiros, contanto com a colaboração de populares, foi heróica fazendo um resgate em locais que a água não dava pé. Sem contar com um barco, os homens do corpo de bombeiros foram a nado e se agarrando em cordas para vencer a correnteza e retirar pessoas ilhadas, como era o caso da senhora Maria Marta, 54 anos, que se viu em apuros com o filho Gabriel que é deficiente: "meu filho tem uma perna amputada por causa da trombose, e também tem derrame. Graças a Deus que os bombeiros chegaram a tempo", disse aliviada.

Maria Marta foi retirada pelos homens do corpo de bombeiros. Ela mora de favores em uma casa na rua dos Artistas e já começa a calcular os prejuízos: "eu perdi minhas roupas, e os móveis molharam tudo. Não é a primeira vez que entra água na minha casa", lamentou a aposentada dizendo que cerca de 1 mês atrás sua casa foi invadida pela água, mas, não na mesma intensidade.

Luiz Carlos estava reformando a casa e havia retirado os móveis para outro local, mas, nem por isto seus prejuízos foram menores: "eu perdi uma moto zero e meus documentos. A sorte que não tinha móveis na casa por estarmos reformando", avaliou. Segundo o morador a água invadiu a casa com tal rapidez que não deu tempo para retirar a moto: "nós estávamos trabalhando e não vimos que o muro estava represando a água. Foi aí que o muro desabou e a água invadiu de uma vez", lamentou.

Além da rua dos Artistas, outros 3 pontos foram atingidos pela enchente deixando desabrigados, sendo: rua Getúlio Vargas com rua João Batista, rua Venezuela no bairro Jardim Aeroporto, e rua Jorge Teixeira (rua dos ônibus). Segundo avaliação do comandante do Corpo de Bombeiros o bairro mais prejudicado pelas fortes chuvas é o Jardim Aeroporto: "o nosso risco aqui em Ouro Preto é onde não tem o canal de drenagem, como é o caso do Aeroporto. No local onde tem o canal encheu muito devido a intensidade da chuva, mas não chegou a transbordar", constatou Souza, que vai encaminhar um pedido a Porto Velho solicitando um bote para a unidade do corpo de bombeiros em Ouro Preto, para ajudar neste tipo de resgate.

Temporal deixa desabrigados em Ouro Preto do Oeste - Gente de Opinião

Fonte: Nossa Notícia - De Olho no tempo

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat