Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

TCE-RO comemora Dia do Meio Ambiente


 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre na última sexta-feira (5), o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), por meio da Secretaria Geral de Controle Externo/Diretoria de Controle Ambiental (SGCE/DCA), realizou  distribuição de mudas de plantas frutíferas e florestais para conselheiros, conselheiros-substitutos, procuradores do Ministério Público de Contas (MPC), servidores e estagiários da Corte.

 

Os membros receberam, de forma simbólica, em seus gabinetes as pequenas mudas, enquanto a entrega para os servidores e os estagiários ocorreu no hall de entrada do prédio-anexo do TCE, onde também foi feita uma exposição de animais exóticos e peçonhentos, com informações repassadas pelo professor Fábio Teracine e por alunos do curso de Biologia da Faculdade São Lucas.

 

De acordo com o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, o TCE acerta ao abraçar a causa ambiental, tendo uma postura ecologicamente responsável. “Agindo assim, o Tribunal entende e mostra que é possível mudar o rumo do planeta, semeando literalmente uma ideia sadia para o bem-estar coletivo”, diz.

 

Durante a ação desenvolvida pela SGCE/DCA nas dependências do Tribunal de Contas, foram distribuídas mais de 600 mudas de 19 espécies, a maioria nativa da região Norte. Nesse trabalho em favor do meio ambiente, o TCE teve a parceria do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Centro de Estudos da Cultura e Meio Ambiente Rioterra.

 

DATA ESPECIAL

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma recomendação surgida a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.


Fonte: Ascom TCE

 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)