Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Survival divulga novas fotos de índios isolados na Amazônia


 

Survival divulga novas fotos de índios isolados na Amazônia - Gente de Opinião
Durante sobrevoo, equipe da Funai registrou a existência de indígenas isolados que vivem na fronteira da Amazônia brasileira com o Peru (Gleison Miranda/Funai/Survival)


A Survival Internacional divulgou nesta segunda-feira (31) novas fotos de índios isolados registradas na fronteira do Brasil com o Peru.

As fotos foram tiradas por funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai), que autorizou a Survival International utilizá-las como parte de sua campanha para proteger o território dos índios isolados.

As imagens foram repassadas pela Survival Internacional a vários veículos de comunicação do Brasil, entre eles o portal acritica.

Os índios vivem no Brasil, perto da fronteira com o Peru, e estão no episódio ‘Jungles’ (‘Selvas’) do programa ‘Human Planet’ (Planeta Humana) da BBC1, que vai ao ar na quinta-feira (3).

Segundo a Survival, as imagens registram uma comunidade próspera e saudável com cestos cheios de mandioca e mamão fresco cultivados em suas roças.

Para a entidade, a sobrevivência deste povo isolado está em sério perigo por causa da entrada de madeireiros ilegais que estão invadindo o território dos índios isolados no lado peruano da fronteira.

Ela afirma que as autoridades brasileiras acreditam que o influxo de madeireiros está empurrando índios isolados do Peru para o Brasil, e é provável que os dois grupos entrarão em conflito.

No ano passado, uma organização dos EUA, Upper Amazon Conservancy, realizou o último de vários sobrevôos do lado do Peru, revelando mais evidências de extração ilegal de madeira em uma área protegida.

Para Marcos Apurinã, coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) é necessário reafirmar que esses povos existem.

“Apoiamos a divulgação de imagens que comprovam estes fatos. Esses povos têm tido seus direitos mais elementares, sobretudo à vida, ignorados. Portanto devemos protegê-los’.

O líder yanomami Davi Kopenawa destacou que é preciso cuidar e proteger o lugar onde os índios moram, pescam, caçam e plantam.

"É útil mostrar as imagens dos isolados, para o mundo inteiro saber que eles estão lá na floresta deles e que as autoridades devem respeitar o direito deles de morar lá’, reitero uKopenawa.

O diretor da Survival Internacional, Stephen Corry, declarou que os indígenas mostrados nas fotos são “saudáveis e prósperas”.

“Elas precisam de nós é que o seu território seja protegido, de modo que elas possam tomar suas próprias decisões sobre seu futuro. Mas essa área está agora em risco real, e se a onda de extração ilegal de madeira não parar logo, elas não terão controle sobre seu futuro”, afirmou Corry.

Fonte: Acrítica.com

Mais Sobre Meio Ambiente

HENRIQUE DE HOLANDA PARTICIPARÁ DE EVENTO NA FACULDADE SÃO LUCAS

HENRIQUE DE HOLANDA PARTICIPARÁ DE EVENTO NA FACULDADE SÃO LUCAS

O empresário Henrique de Holanda participará nessa quarta-feira (13/03), da mesa redonda sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos. O evento será na

Sistema Fecomércio/RO participará de Workshop sobre Gestão de Resíduos Sólidos

Sistema Fecomércio/RO participará de Workshop sobre Gestão de Resíduos Sólidos

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE irá participar nesta quarta-feira (13) do Workshop colaborativo sobre Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, com o t

Instituto Mamirauá oferece seis minicursos voltados à biologia, ecologia, análise de dados e estudos sociais.

Instituto Mamirauá oferece seis minicursos voltados à biologia, ecologia, análise de dados e estudos sociais.

Os minicursos serão realizados durante o 16º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon), no próximo dia 2 de julho A progr

Viveiro Cidadão: O meio ambiente é tema para concurso de desenho e redação

Viveiro Cidadão: O meio ambiente é tema para concurso de desenho e redação

O meio ambiente que eu quero, foi o tema escolhido para ser apresentado através de desenhos por estudantes dos municípios atendidos pelo projeto Vivei