Quinta-feira, 19 de março de 2015 - 09h37
Porto Velho (19/03/2015) – Na próxima segunda-feira, 23/03, a partir das 14h30, o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônica), Centro Regional de Porto Velho, realiza atividade relacionada ao Dia Meteorológico Mundial. Duas palestras estão agendadas por meio da Divisão de Meteorologia: Desvendando as variáveis do clima e Entendendo a climatologia de Rondônia, com Meteorologistas do Sipam: Luiz Alves, Carlos Querino e Marcelo Gama. O evento é aberto a acadêmicos e ao público em geral, e será seguido de visita técnica à Divisão de Meteorologia e Climatologia da unidade.
Comemorado desde 1950 pela Organização Meteorológica Mundial – OMM (antiga Organização Meteorológica Internacional), o Dia Meteorológico Mundial leva ao público discussões de temas que possuem ligações com efeitos e causas de variações climáticas.
A Meteorologia é a ciência responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras, os meteorologistas conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região, ajudando a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio ou pegue uma chuva desprevenido na rua.
A data - O dia 23 de março foi escolhido em 1961, porque também se comemora a criação da Organização Meteorológica Mundial. O órgão tem a missão de apoiar os países e proporcionar serviços meteorológicos e hidrológicos para proteger a vida e a propriedade de desastres naturais relacionados ao tempo, ao clima e à água, para salvaguardar o ambiente e para contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Serviço
Data: 23/03/2015
Horário: 14h30
Local: Auditório do Sipam, na Av. Lauro Sodré, 6.500
(próximo à Base Aérea de Porto Velho)
Fonte: Rosália Silva
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)