Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

SIPAM prevê chuvas fortes até dia 27


 
Gente de Opinião
 
Segundo informações da chefe da divisão de meteorologia e climatologia do Sistema de Proteção da Amazônia, Sipam, em Porto Velho, Janete Rodrigues, fortes chuvas na Bolívia e Peru,  que  formam a bacia do Madeira, influenciam fortemente na enchente pela qual passa o Estado de Rondônia, que já isolou vários municípios e hoje provocou o fechamento da BR-364 cortando a comunicação entre Rondônia e o Acre.

O Sipam informa que 80% da água que alimenta a enchente do rio Madeira e afluentes vêm dessas regiões, especialmente do rio Madre de Diós, no Peru, os rio Beni e Mamoré, na Bolívia e o rio Guaporé, no Mato Grosso.

De acordo com Janete, ocorreram fortes chuvas naquelas regiões nos dias 07 e 08 e 11 e 12 de março, que levam até doze dias para chegar a Porto Velho. Portanto, “hoje esta água deve começar a passar por Porto Velho, o que elevará o nível do rio para 19,40”.

Ela também confirmou a informação de que o nível das chuvas em Porto Velho está dentro da média, reforçando a tese de que “o que contribuiu para esta grande enchente foram as fortes chuvas no sul do Peru e Bolívia” e sobre o degelo disse que “ao contrário do que falam, ele não tem influência significativa na elevação do nível dos rios”.

A previsão do Sipam é de que o maior pico do rio será esta próxima semana “pois a partir do dia 27 de março a tendência é de redução de chuvas nas cabeceiras dos rios Beni, Madre de Diós e Mamoré”, disse Janete.

Texto: Geovani Berno
Fonte: Sipam
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)