Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Semob e Sema agem rápido para retirar óleo que atingiu Igarapé na Zona Norte


A prefeitura agiu rápido para conter a contaminação do Igarapé que cruza a Avenida Rio Madeira, no bairro Nova Esperança, onde no sábado ocorreu o vazamento de óleo que estava sendo aplicado nas obras de asfaltamento. O resíduo petroquímico utilizado na preparação do solo antes da aplicação do asfalto foi levado pela chuva inesperada que caiu no início da tarde. Na terça-feira, o secretário municipal do Meio Ambiente, José Carlos Gadelha, enviou um relatório à secretaria estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), informando sobre as providências que foram tomadas a respeito do acidente.

Pela manhã, máquinas da secretaria municipal de Obras (Semob) estiveram no local retirando parte do óleo que permaneceu na superfície do Igarapé. “A própria chuva se encarregou de levar a sujeira. Agora vamos monitorar para descobrir se não haverá prejuízos ao ambiente”, explicou Gadelha.

Segundo o secretário, após a aplicação do óleo sobre a terraplenagem, é necessário se esperar por cerca de cinco horas antes de se implantar o asfalto. “Foi justamente durante esse curto período de espera que a chuva veio e provocou esse acidente”, lamentou.

O asfaltamento de onde escorreu o óleo corresponde à obra de alargamento da avenida Rio Madeira, que está sendo duplicada naquele trecho. A obra é considerada de grande importância para a solução dos problemas de tráfego na zona Norte de Porto Velho. Além de retirar parte do óleo com equipamentos especiais, a Semob também vai aplicar o serviço de roçadeira para retirar a vegetação que também foi atingida no incidente.

Fonte: Róbinson Gambôa


 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat