Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sema inicia plantio de 16 mil mudas de árvores em PVH


  A partir da segunda quinzena deste mês, a prefeitura de Porto Velho iniciará o plantio de 16 mil mudas de árvores (somente em 2015) em diversos pontos da cidade. O trabalho organizado e liderado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) vai priorizar as Áreas de Proteção Permanente (APP) e as principais avenidas.
 
  O secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benicio de Brito, informou que plantio vai começar pelas margens dos córregos que cortam a capital. O canal dos tanques será o primeiro. As mudas serão plantadas no trecho que começa logo após a Avenida Jorge Teixeira, sentido centro.
 
 Na sequência, a Sema substituirá os Ficus que estavam danificando a rede de drenagem e foram retirados de várias avenidas. Após essa tarefa, as equipes concluirão o plantio nas vias que possuem canteiros, trabalho que iniciou em 2014. “Por último, vamos arborizar avenidas como Carlos Gomes, Pinheiro Machado, Farquar, Lauro Sodré, Calama, Abunã e Duque de Caxias, dentre outras”, adiantou o secretário.
 
 Segundo Brito, o grande diferencial desse projeto é a participação da comunidade. “Vamos atuar principalmente junto com os estudantes, pois desta forma trabalharemos não somente a mobilização para cumprirmos nossa meta, mas também a educação ambiental com esse público, que certamente se tornará multiplicador e ajudará o poder público nas futuras ações ambientais”, comentou.
 
Mudas
 
  Entre as principais espécies a serem plantadas, Brito cita mudas de Ipês (cores variadas) e Oiti. Com tamanho entre 1,5 e 2 metros de altura, as plantas serão retiradas do Viveiro Municipal. “A ideia é combinarmos o paisagismo, que faz parte da estética da cidade e o sombreamento que elas vão proporcionar”, informou Brito.
 
  Todo trabalho será acompanhado pela equipe técnica da Sema. Haverá, ainda, ações de educação ambiental nas escolas e nos bairros para trabalhar a conscientização da comunidade. E para reforçar essas ações, crianças deverão plantar as mudas. Outro ponto importante, de acordo com Edjales Brito, é que a Sema vai arborizar pátios das escolas e de outros prédios públicos ligados à administração municipal.
 
Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)