Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sema inicia plantio de 16 mil mudas de árvores em PVH


  A partir da segunda quinzena deste mês, a prefeitura de Porto Velho iniciará o plantio de 16 mil mudas de árvores (somente em 2015) em diversos pontos da cidade. O trabalho organizado e liderado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) vai priorizar as Áreas de Proteção Permanente (APP) e as principais avenidas.
 
  O secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benicio de Brito, informou que plantio vai começar pelas margens dos córregos que cortam a capital. O canal dos tanques será o primeiro. As mudas serão plantadas no trecho que começa logo após a Avenida Jorge Teixeira, sentido centro.
 
 Na sequência, a Sema substituirá os Ficus que estavam danificando a rede de drenagem e foram retirados de várias avenidas. Após essa tarefa, as equipes concluirão o plantio nas vias que possuem canteiros, trabalho que iniciou em 2014. “Por último, vamos arborizar avenidas como Carlos Gomes, Pinheiro Machado, Farquar, Lauro Sodré, Calama, Abunã e Duque de Caxias, dentre outras”, adiantou o secretário.
 
 Segundo Brito, o grande diferencial desse projeto é a participação da comunidade. “Vamos atuar principalmente junto com os estudantes, pois desta forma trabalharemos não somente a mobilização para cumprirmos nossa meta, mas também a educação ambiental com esse público, que certamente se tornará multiplicador e ajudará o poder público nas futuras ações ambientais”, comentou.
 
Mudas
 
  Entre as principais espécies a serem plantadas, Brito cita mudas de Ipês (cores variadas) e Oiti. Com tamanho entre 1,5 e 2 metros de altura, as plantas serão retiradas do Viveiro Municipal. “A ideia é combinarmos o paisagismo, que faz parte da estética da cidade e o sombreamento que elas vão proporcionar”, informou Brito.
 
  Todo trabalho será acompanhado pela equipe técnica da Sema. Haverá, ainda, ações de educação ambiental nas escolas e nos bairros para trabalhar a conscientização da comunidade. E para reforçar essas ações, crianças deverão plantar as mudas. Outro ponto importante, de acordo com Edjales Brito, é que a Sema vai arborizar pátios das escolas e de outros prédios públicos ligados à administração municipal.
 
Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoSábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia C

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Gente de Opinião Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)