Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sema inicia plantio de 16 mil mudas de árvores em PVH


  A partir da segunda quinzena deste mês, a prefeitura de Porto Velho iniciará o plantio de 16 mil mudas de árvores (somente em 2015) em diversos pontos da cidade. O trabalho organizado e liderado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) vai priorizar as Áreas de Proteção Permanente (APP) e as principais avenidas.
 
  O secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benicio de Brito, informou que plantio vai começar pelas margens dos córregos que cortam a capital. O canal dos tanques será o primeiro. As mudas serão plantadas no trecho que começa logo após a Avenida Jorge Teixeira, sentido centro.
 
 Na sequência, a Sema substituirá os Ficus que estavam danificando a rede de drenagem e foram retirados de várias avenidas. Após essa tarefa, as equipes concluirão o plantio nas vias que possuem canteiros, trabalho que iniciou em 2014. “Por último, vamos arborizar avenidas como Carlos Gomes, Pinheiro Machado, Farquar, Lauro Sodré, Calama, Abunã e Duque de Caxias, dentre outras”, adiantou o secretário.
 
 Segundo Brito, o grande diferencial desse projeto é a participação da comunidade. “Vamos atuar principalmente junto com os estudantes, pois desta forma trabalharemos não somente a mobilização para cumprirmos nossa meta, mas também a educação ambiental com esse público, que certamente se tornará multiplicador e ajudará o poder público nas futuras ações ambientais”, comentou.
 
Mudas
 
  Entre as principais espécies a serem plantadas, Brito cita mudas de Ipês (cores variadas) e Oiti. Com tamanho entre 1,5 e 2 metros de altura, as plantas serão retiradas do Viveiro Municipal. “A ideia é combinarmos o paisagismo, que faz parte da estética da cidade e o sombreamento que elas vão proporcionar”, informou Brito.
 
  Todo trabalho será acompanhado pela equipe técnica da Sema. Haverá, ainda, ações de educação ambiental nas escolas e nos bairros para trabalhar a conscientização da comunidade. E para reforçar essas ações, crianças deverão plantar as mudas. Outro ponto importante, de acordo com Edjales Brito, é que a Sema vai arborizar pátios das escolas e de outros prédios públicos ligados à administração municipal.
 
Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)