Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sema inicia plantio de 16 mil mudas de árvores em PVH


  A partir da segunda quinzena deste mês, a prefeitura de Porto Velho iniciará o plantio de 16 mil mudas de árvores (somente em 2015) em diversos pontos da cidade. O trabalho organizado e liderado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) vai priorizar as Áreas de Proteção Permanente (APP) e as principais avenidas.
 
  O secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benicio de Brito, informou que plantio vai começar pelas margens dos córregos que cortam a capital. O canal dos tanques será o primeiro. As mudas serão plantadas no trecho que começa logo após a Avenida Jorge Teixeira, sentido centro.
 
 Na sequência, a Sema substituirá os Ficus que estavam danificando a rede de drenagem e foram retirados de várias avenidas. Após essa tarefa, as equipes concluirão o plantio nas vias que possuem canteiros, trabalho que iniciou em 2014. “Por último, vamos arborizar avenidas como Carlos Gomes, Pinheiro Machado, Farquar, Lauro Sodré, Calama, Abunã e Duque de Caxias, dentre outras”, adiantou o secretário.
 
 Segundo Brito, o grande diferencial desse projeto é a participação da comunidade. “Vamos atuar principalmente junto com os estudantes, pois desta forma trabalharemos não somente a mobilização para cumprirmos nossa meta, mas também a educação ambiental com esse público, que certamente se tornará multiplicador e ajudará o poder público nas futuras ações ambientais”, comentou.
 
Mudas
 
  Entre as principais espécies a serem plantadas, Brito cita mudas de Ipês (cores variadas) e Oiti. Com tamanho entre 1,5 e 2 metros de altura, as plantas serão retiradas do Viveiro Municipal. “A ideia é combinarmos o paisagismo, que faz parte da estética da cidade e o sombreamento que elas vão proporcionar”, informou Brito.
 
  Todo trabalho será acompanhado pela equipe técnica da Sema. Haverá, ainda, ações de educação ambiental nas escolas e nos bairros para trabalhar a conscientização da comunidade. E para reforçar essas ações, crianças deverão plantar as mudas. Outro ponto importante, de acordo com Edjales Brito, é que a Sema vai arborizar pátios das escolas e de outros prédios públicos ligados à administração municipal.
 
Fonte: Augusto José

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat