Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam realiza terceira etapa do Plano de Manejo e Controle do Pirarucu na Resex Rio Cautário


Mais de 50 estações amostrais (baías, poços e leito do rio) no rio Cautário foram monitoradas durante a realização dos estudos - Gente de Opinião
Mais de 50 estações amostrais (baías, poços e leito do rio) no rio Cautário foram monitoradas durante a realização dos estudos

Com o objetivo de estimar a quantidade de Pirarucus que integram os ecossistemas monitorados, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou entre os dias 25 de agosto e 4 de setembro nas Reservas Extrativistas Estadual e Federal do rio Cautário, a contagem da espécie. A ação corresponde a uma das fases do manejo de controle do peixe, que foi realizada em conjunto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, além da participação de 17 moradores tradicionais extrativistas. 

Os resultados parciais do segundo ano de execução apontam que mais de 50 estações amostrais (baías, poços e leito do rio) do rio Cautário foram monitoradas durante a realização dos estudos mencionados. Quando comparado ao primeiro ano de execução do projeto em 2022, houve uma redução de aproximadamente 6% no quantitativo de Pirarucus da Resex, o que demonstra a necessidade de se intensificarem as ações de manejo, visto que, por ser considerado um peixe invasor, o Pirarucu do Vale do Guaporé ameaça a fauna aquática nativa.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a contagem do Pirarucu é uma ação importante para o controle da espécie. “Além de marcar uma fase indispensável para o plano de manejo, a ação é significativa também, pela parceria entre órgãos e população das comunidades tradicionais”, pontuou.  

Considerado um peixe invasor, o Pirarucu do Vale do Guaporé ameaça a fauna aquática nativa

Segundo o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a realização da contagem é uma fase importante para promover o controle dos animais. “Estamos acompanhando o projeto de manejo do Pirarucu, a fim de verificar o potencial de geração de renda direta para as comunidades tradicionais envolvidas, para expandir a outras áreas de nossa competência. O objetivo é reduzir o quantitativo de Pirarucus dentro da Unidade de Conservação e essa contagem mostra que estamos no caminho certo”, destacou. 

O técnico responsável, Thales Quintão explicou que, a contagem serve para diagnóstico de ocorrência e permite fazer um censo populacional estimando, onde se concentram os animais. “Dessa forma, identificamos como os animais se distribuem pela unidade de conservação e isso permite compreender como estão fazendo uso do habitat. É também, mediante a contagem que organizamos a logística necessária para a pesca, formamos as equipes, estimamos o combustível o gelo necessário, dentre outras informações”, explicou.

MANEJO DO PIRARUCU

O plano de manejo tem como objetivo implementar o controle desses peixes na Reserva Extrativista Estadual do rio Cautário, onde é considerado invasor, sendo assim, um risco ambiental, como predador de diversas espécies nativas (peixes e quelônios) e visando a preservação da biota nativa e buscar o potencial de comércio do Pirarucu como forma de gerar renda aos moradores tradicionais envolvidos nas ações de manejo de controle.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Alunos de Direito da FIMCA realizam ação ambiental em parceria com a Polícia Militar Ambiental

Alunos de Direito da FIMCA realizam ação ambiental em parceria com a Polícia Militar Ambiental

No último sábado, dia 4 de outubro, os alunos do 4º período A do curso de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA realizaram o pro

Guaporé em defesa da vida: união de forças pela sobrevivência das tartarugas-da-Amazônia

Guaporé em defesa da vida: união de forças pela sobrevivência das tartarugas-da-Amazônia

No coração do Vale do Guaporé, onde a vida se revela no balanço das águas, no silêncio das margens e no mistério da floresta, nasceu uma corrente

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)