Sábado, 5 de junho de 2010 - 13h29
Como parte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, realizou na noite desta sexta-feira (5) a entrega do Prêmio Gaia do Meio Ambiente. A cerimônia ocorreu no espaço Primavera Recepções e Eventos, contou com aproximadamente 150 convidados, tendo inicio com a apresentação do grupo Raízes da Amazônia, com a música Não deixe Secar o Coração.
Em seguida o secretário da Sedam, Paulo Roberto Ventura Brandão, proferiu o discurso de abertura do evento, dizendo que no transcorrer das comemorações voltadas para a Semana do Meio Ambiente, os servidores da Sedam concluíram por destacar um dia, objetivando destiná-lo a homenagear segmentos da sociedade que por ações diretas ou indiretas colaboram com a prática da preservação e conservação ambiental.
Paulo Brandão disse ainda que o prêmio Gaia do Meio Ambiente foi criado com o intuito de valorizar o significativo empenho das comunidades locais e tradicionais, empresários, agentes e educadores ambientais voluntários, Instituições de Ensino, imprensa, representantes executivos, Associações de trabalhadores formais e informais e agentes públicos, na defesa do meio ambiente.
A secretária de Assuntos Estratégicos, Marli Cahulla – que representou o governador João Cahulla no evento - falou da importância da educação como transformação social, enfatizando que preservar o meio ambiente sempre foi uma das prioridades da administração estadual, e que em todas as escolas estaduais está sendo ensinado o quanto o simples ato de plantar uma árvore e preservar a fauna e a flora é importante para as próximas gerações. A secretária aproveitou para agradecer e parabenizar as entidades, empresas e pessoas agraciadas e que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento de Rondônia e preservam a natureza. “As próximas gerações serão gratas ao trabalho de vocês”, resumiu.
O Prêmio Gaia do Meio Ambiente não reverte em dinheiro, é simbolizado por uma escultura personalizada em aço com base em granito no formato de três folhas. Os troféus e os Diplomas foram entregues pelo secretário Paulo Brandão e pela secretária e primeira-dama Marli Cahulla aos 32 agraciados. Os premiados são parceiros da Sedam na proteção ambiental, responsáveis pela redução de mais de 80% dos focos de calor; diminuição em 70% dos índices de desmatamento; recuperação de áreas degradadas; preservação e manejo sustentado dos recursos hídricos, florestais e pesqueiros; integridade e preservação das unidades de conservação, redução dos crimes contra o meio ambiente e a promoção da educação ambiental.
Dentre os agraciados estavam os Agentes Ambientais Voluntários; Grupo de Educadores Ambientais; A Escola Marcelo Cândia; a imprensa local; Batalhão de Polícia Ambiental; Corpo de Bombeiros; Delegacia Especializada Contra Crimes ao Meio Ambiente e outros. Após a cerimônia de entrega do Premio Gaia do Meio Ambiente 2010, foi servido um jantar aos convidados.
Gaia
Na mitologia grega, GAIA é a personificação da terra como Deusa. Faz do planeta Terra um organismo capaz de se auto-regular, uma entidade viva fazendo uso pleno dos seus direitos com capacidade de realizar ajustes e até mesmo aperfeiçoar as condições necessárias para manter a vida na Terra, passando pelos mecanismos naturais que regulam desde o clima até a biodiversidade.
Fonte: Decom
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental
Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho
Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)