Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam planeja ações Bi-Nacionais de educação ambiental e fiscalização



O primeiro encontro de Planejamento de Ações Bi-Nacional na região do Vale do Guaporé e Itenez/Bolívia foi realizado semana passada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental. O objetivo do encontro foi discutir ações de educação ambiental e fiscalização em área de fronteira.

O evento foi coordenado conjuntamente pelo gerente da Sedam de Costa Marques Cassimiro de Souza Silva e o chefe de áreas protegidas de Itenez Henestro Ramos Ojapi. Na ocasião o gerente da Sedam destacou a importância da união dos dois países enfatizando que a fauna não tem fronteiras. “Precisamos unir forças em defesa do meio ambiente’, disse Cassimiro”.

As ações foram planejadas para iniciar em julho desde ano, com a participação da Sedam, Batalhão de Polícia Ambiental, Ecovale, Guarda Parque da Bolívia e Força Naval Boliviana. A união dos órgãos começa com um trabalho de conscientização, orientação e informação ás comunidades ribeirinhas sobre a destinação dos lixos, as reservas naturais, como protegê-las e como tornar os ribeirinhos parceiros em defesa do meio ambiente.                              

De acordo com o gerente da Sedam, os técnicos vão  orientar os turistas quanto o local adequado para pesca, quantidade,  espécies  e tamanhos de peixes  permitidos por lei.

O Secretário da Sedam Cletho Muniz de Brito vem dando total apoio as ações desenvolvidas no interior do Estado, nesse sentido determinou a realização de duas grandes operações e várias de rotinas no rio Guaporé. “Serão colocadas placas informativas ao longo do rio”. Na ocasião, os técnicos da Sedam estarão emitindo carteira de pescadores amadores e ministrando palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)