Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

SEDAM lança o Calendário Florestal


 

Para que o setor madeireiro faça o seu planejamento, garantido mais agilidade e eficiência, o governador Ivo Cassol, lançou na tarde de ontem (23), durante cerimônia de entrega de 14 veículos para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, o Calendário Florestal 2009. O Calendário é fruto de um esforço conjunto entre o Governo do Estado e a Fiero, visando estabelecer um cronograma das atividades florestais para o ano de 2009, e foi concebido em parceria com a FIERO. 

O Calendário, conforme informou o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, é um dos compromissos assumidos pela sedam itinerante já concretizado. Esse calendário veio ao encontro com uma necessidade que a sedam tem para atender a clientela, onde está estipuladas todas as datas e prazos que vão ser colocados em prática para qualquer tipo de projeto, seja manejo , exploração ou reflorestamento, qualquer atividade relacionada a área florestal. 

Brito disse ainda que tanto o empreendedor quanto a Sedam vai poder planejar de forma sistemática suas atividades no que se refere a gestão florestal no Estado. “A indústria madeireira terá de forma antecipada as informações necessárias quanto suas atividades junto ao órgão estadual de meio ambiente, no que tange as autorizações de aprovação dos planos de manejo e das guias para transportes de produtos florestais”. 

Esse instrumento é pioneiro no Brasil, a exemplo do Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico, com fácil leitura, vai otimizar tempo e agilidade no monitoramento e aprovação dos planos de manejo. O Calendário Florestal entra em vigor a parti de primeiro de janeiro de 2009. “Estamos distribuindo para todos os empreendedores, autoridades, escritórios da Sedam, Emater, Idaron, Sindicatos e para os demais segmentos ligados à área florestal, afirmou Brito. 

Fonte: Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat