Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam forma Conselho Deliberativo da Resex do Rio Cautário


 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através da Coordenadoria de Unidade de Conservação, realizou na última semana uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação em Costa Marques, com o intuito de formar o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista do Rio Cautário. 

O Conselho foi criado através do Decreto nº 14497, com o objetivo de aprimorar o gerenciamento da Reserva Extrativista do Rio Cautário e promover a articulação de benefícios para a área trabalhada. 

Fizeram parte da reunião representantes das seguintes instituições; Ecoporé, Sindicato dos Madeireiros do Vale do Guaporé, FUNASA, Escola Família Agrícola, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Costa Marques, Prefeitura de São Francisco, Prefeitura de Costa Marques, SEDUC, Representante das comunidades quilombolas, SEDAM, Aguapé, Colônia de Pescadores, INCRA, IDARON, Parque Estadual Serra dos Reis, ICMBio – RESEX Rio Cautário (Federal), Câmara de Vereadores de São Francisco, SEMED de Costa Marques, Exército Brasileiro e Emater. 

Conforme o Decreto nº 14497, o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista do Rio Cautário tem as seguintes atribuições: elaborar o seu estatuto, acompanhar as ações dos projetos em execução na unidade e fazer uma análise custo-benefício dos resultados. Buscar, por meio de convênio e outros, a auto-sustentação da unidade e o bom andamento das ações. Também estabelecer diretrizes para elaboração de programas, planos e projetos direcionados a essa reserva extrativista. 

O Conselho foi formado e a equipe já deixou agendada para o dia 20 de outubro uma nova reunião para discutir o regimento interno do conselho.

Fonte: Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat