Quinta-feira, 26 de setembro de 2019 - 09h28

A Sedam por meio das Coordenadorias de Educação Ambiental e de Unidades de Conservação- CUC em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental-BPA e apoio do Escritório regional da Sedam de Costa Marques, do Parque Estadual Serra dos Reis e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia, realizou nesta semana atividades de educação ambiental nas escolas municipais do município de Costa Marques. As ações foram motivadas pelas tratativas dos gestores do Parque Serra dos Reis em reunião com o Conselho da Unidade de conservação.
Criado pelo Decreto de nº 7027 de 08 de agosto de 1995, o Parque Estadual Serra dos Reis está localizado no Município de Costa Marques no Estado de Rondônia.

O atendimento nas escolas segue conforme cronograma traçado juntamente com a Secretária Municipal de Educação de Cultura – SEMEC, Viviane e com a Coordenadora Pedagógica, Lucinha. O projeto visa atender as escolas do município situadas no entorno da Parque, orientando os alunos a respeito dos cuidados com o meio ambiente, do uso dos recursos naturais com base na sustentabilidade, e sobretudo explicando o que é uma Unidade de Conservação, qual é o seu objetivo e porque precisamos preserva-la.
O projeto contará ainda com a visita dos alunos em uma trilha ecológica dentro do parque. A trilha está sendo preparada para receber os alunos pela equipe da Sedam e do BPA composta por dois engenheiros agrônomos, um engenheiro florestal e um gestor ambiental que fizeram o reconhecimento das essências florestais existentes ao longo da trilha para posterior identificação com placas descrevendo o nome popular, o nome cientifico e algumas curiosidades ou utilidade das árvores.

A trilha e uma forma didática de trabalhar consciência ambiental envolvendo o aluno, utilizando os elementos da natureza para sensibilizara-los, buscando desenvolver a percepção ambiental, identidade e o sentimento de pertencimento dos estudantes.
As ações de educação ambiental são consideradas de essencial importância para o secretário da Sedam Elias Rezende, que considera a prevenção o melhor caminho para alcançar maior efetividade na preservação do meio ambiente.
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos

Desova das tartarugas-da-Amazônia tem início no Vale do Guaporé após dois meses de atraso
O dia amanhece lento no seio do Vale do Guaporé. O sol se abre sobre as águas e o calor começa a desenhar sombras de vida na areia. A natureza, aq
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)