Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam desenvolve atividades educativas contra queimadas



O Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), está realizando uma intensa campanha de conscientização no interior do Estado de combate às queimadas. Em todas as escolas, instrutores levam com palestras educativas, pit-stop e fazem capacitação de Agentes Ambientais Voluntários para estarem aptos a combater incêndios florestais.

No município de Colorado do Oeste, na semana passada, Educadores Ambientais do Escritório Regional de Gestão Ambiental (ERGA/SEDAM), realizaram um pit-stop na Avenida Marechal Rondon com Avenida Solimões, aonde foram distribuídos aproximadamente 500 panfletos educativos explicando sobre os malefícios causados com o uso do fogo e ao mesmo tempo esclarecendo sobre alternativas.

Ações semelhantes também foram desenvolvidas em Pimenta Bueno, onde 13 Agentes Ambientais Voluntários participaram do curso de Brigada de Incêndio Florestal. O curso é ministrado pelos Técnicos da Sedam, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, que fazem parte do Comitê de Prevenção de Combate as Queimadas no Estado de Rondônia.

Durante o Curso os voluntários têm noções de atendimento pré-hospitalar, métodos a serem utilizados nos procedimentos de primeiros socorros, legislação ambiental, também receberam instruções de Combate a Incêndio Florestal. No final os participantes receberam certificado de conclusão de curso.

O mesmo treinamento também aconteceu no município de Vilhena, Ouro Preto e na Comunidade de São Miguel, e no decorrer dessa semana atividades serão ministrada no Cone Sul do Estado de Rondônia. A Campanha de Combate as Queimadas tem como objetivo principal de conscientizar, prevenir e fiscalizar as queimadas.

Fonte: ELAINE BARBOSA


 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat