Quinta-feira, 1 de julho de 2010 - 15h38
O Escritório Regional de Gestão Ambiental de Costa Marques (ERGA/Sedam), está realizando uma intensa fiscalização no Rio Guaporé com o intuito de coibir a pesca predatória na região e conscientizar os ribeirinhos que vivem nas adjacências a preservarem o local evitando danos ao meio ambiente.
De acordo com o diretor Regional Francisco Alves Sales, esta ação foi iniciada desde o mês de maio e irá terminar no final do verão amazônico. Ressaltou ainda que a fiscalização foi realizada no sentido Pedras Negras, na região de Costa Marques, onde foram monitoradas todas as bacias que ficam do lado brasileiro do rio, percorrendo aproximadamente 130 km de Rio.
Durante a fiscalização foram constatadas várias irregularidades como lixos, malhadeiras, tarrafas e pescadores sem a carteira de pesca. Na ocasião os técnicos da Sedam conscientizaram os ribeirinhos ensinando técnicas de Educação Ambiental para evitar a pesca predatória e como cuidar do rio para impedir problemas futuros.
O diretor explicou também que nesse período o fluxo de pescadores e turistas é intenso no rio Guaporé, se fazendo necessário a intensificação da fiscalização tanto no rio como por terra.
Participaram desta atividade os técnicos Claudemir Gonçalves, Nelson Vali e o engenheiro Sérgio Marques. Essa ação será realizada também nos finais de semana, quando o fluxo de pessoas é maior.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)