Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Santo Antônio Energia lança campanha emergencial contra queimadas em reassentamentos


Santo Antônio Energia lança campanha emergencial contra queimadas em reassentamentos - Gente de Opinião

As 326 famílias residentes nos reassentamentos rurais e na Vila Nova de Teotônio participarão de campanha de conscientização que a concessionária Santo Antônio Energia e o Batalhão da Polícia Ambiental estão lançando. Os moradores dos reassentamentos receberão uma cartilha com orientação para não queimar o lixo doméstico, prática que pode resultar em incêndios e o risco de se alastrar em grandes extensões nesta época do ano. O trabalho está sendo iniciado neste sábado (4), com distribuição de cartilhas e visita aos reassentados.

“A conscientização e a participação das pessoas para evitar o uso do fogo para queima de lixo ou limpeza de área nos reassentamentos é muito importante. O uso do fogo nos sítios é uma prática perigosa e causa prejuízos às pessoas e à natureza”, destaca a coordenação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Santo Antônio Energia.

A campanha será feita de porta a porta em seis dos sete reassentamentos (no Parque dos Buritis, em Jacy-Paraná, há coleta de lixo domiciliar) e nas escolas existentes nos reassentamentos, para que não ocorram mais incêndios como os registrados nos reassentamentos de Morrinhos (margem direita) e São Domingos (margem esquerda). Nesta semana.

A equipe técnica da Santo Antônio Energia contará com a participação de policiais do Batalhão da Polícia Ambiental. Também participam a ONG CPPT Cuniã, entidade contratada pela concessionária na área de Comunicação Social e que fará a distribuição das cartilhas; a equipe técnica de ATES, da EMATER-RO, empresa contratada para prestar assessoria técnica, social e ambiental aos reassentados, que continuará a orientação sobre os riscos que as queimadas representam para a saúde das pessoas e para a economia do produtor rural, que pode perder sua casa e toda sua produção.

A cartilha contêm dicas para se evitar a propagação do fogo em limpeza de terrenos ou simples queima de lixo e informa os telefones que podem ser usados para avisar sobre incêndios nos reassentamentos rurais ou para pedidos de orientação, que são os do BPA (69) 3230-1080 / 3230-1777 e da Santo Antônio Energia 0800 647 1150 (ligação gratuita).
 

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Meio Ambiente

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/RO participam da 4º etapa de implantação do Programa ECOS de Sustentabilidade

Colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, participaram no auditório da Federação durante dois dias, da 4° etapa da implantação do programa

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

Barragens de minérios: Onde estão as outras com alto potencial de estrago ou alto risco

O Brasil tem 790 barragens de rejeitos de minérios, e mais de 300 delas não foram classificadas em relação ao seu risco de rompimento e ao potencial d

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Porto Velho: Prefeitura destrava recurso de compensação social para Aterro Sanitário

Os R$ 4 milhões também servirão para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Gerenciamento de Resíduos SólidosMais uma vitória im

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Brumadinho: Qualidade da água do rio Paraopeba é considerada ruim. Veja as imagens

Ontem (31/01), a Fundação SOS Mata Atlântica deu início à Expedição Paraopeba, que irá percorrer 356 km deste rio, de Brumadinho à Hidroelétrica Retir