Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rússia ameaça incluir mais frigoríficos em sua lista negra



A Rússia advertiu que ampliará a lista negra de empresas brasileiras que não podem exportar carne após a restrição imposta em 15 de junho, segundo informações de ontem quarta-feira (22/06), da imprensa russa.

"Em caso de o Brasil não adotar com rapidez possível garantias de controle efetivo sobre a qualidade da produção destinada à Rússia, limitaremos as provisões (de várias empresas) de mais três estados (brasileiros)", declarou Sergei Dankvert, chefe da Inspeção Sanitária Agrícola da Rússia (Isar).

No início de junho, a Rússia anunciou a proibição de importações de carne e produtos de carnes de 89 empresas de três estados brasileiros: Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

A inspeção de carnes realizada neste ano no Brasil revelou inúmeras deficiências no funcionamento dos serviços veterinários do país, afirmou então Alexei Alexeyenko, o porta-voz da Isar. As empresas sancionadas não realizaram nos últimos três anos comprovações da presença de mercúrio, pragas e dioxinas na produção, explicou Alexeyenko.

O Brasil é um dos principais fornecedores de carne à Rússia, com 45% bovina, 35% das importações de carne suína, e 19% de ave, pelos dados do Instituto de Marketing Agrícola de Rússia. No momento do anúncio da proibição, 236 empresas brasileiras exportavam carne à Rússia.

As titulares da Agricultura dos países vão abordar a situação durante uma cúpula agropecuária que ocorre em Paris, informa a agência russa.

Fonte: Globo Rural
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat