Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia vai tercerizar fazenda Pau D’Oleo


 

O governador Ivo Cassol está preocupado porque milhares de búfalos selvagens vivem livremente na área da fazenda Pau D`Óleo, e muitos tem invadido as reservas florestais da região, causando danos ao meio ambiente. A terceirização teria como objetivo abater e também domesticar os animais.

Ivo Cassol despachou na tarde desta quinta-feira (4), com o presidente do Idaron – Instituto de Defesa Agrossilvapastoril de Rondônia, Agostinho Pastore, quando discutiram a possível terceirização da fazenda Pau D`Óleo, pertencente ao estado, que fica localizada no Vale do Guaporé entre os municípios de Costa Marques e Pimenteiras. A propriedade tem 12 mil hectares de terra onde vivem milhares de búfalos selvagens que estariam invadindo áreas de reserva florestal na região e causando um imenso dano ambiental.

O governador tem estudado a possibilidade de terceirizar a fazenda. Pela proposta inicial o estado ofereceria os materiais para criar a infra-estrutura, como currais, cerca e galpões, e a empresa que for tocar a propriedade entraria com a mão de obra e teria 50% da carne dos animais abatidos. A outra metade o estado pretende doar para as escolas fazerem merenda para os alunos da rede pública. Com essa medida o estado teria como controlar o número de animais na região, além de fornecer carne de boa qualidade aos alunos da rede estadual de ensino.

Os estudos para que esta medida seja adotada já começaram, e em breve o Idaron apresentará um relatório com o custo-benefício da medida.

Fonte: Decom
 

 

 

 

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat