Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia vai tercerizar fazenda Pau D’Oleo


 

O governador Ivo Cassol está preocupado porque milhares de búfalos selvagens vivem livremente na área da fazenda Pau D`Óleo, e muitos tem invadido as reservas florestais da região, causando danos ao meio ambiente. A terceirização teria como objetivo abater e também domesticar os animais.

Ivo Cassol despachou na tarde desta quinta-feira (4), com o presidente do Idaron – Instituto de Defesa Agrossilvapastoril de Rondônia, Agostinho Pastore, quando discutiram a possível terceirização da fazenda Pau D`Óleo, pertencente ao estado, que fica localizada no Vale do Guaporé entre os municípios de Costa Marques e Pimenteiras. A propriedade tem 12 mil hectares de terra onde vivem milhares de búfalos selvagens que estariam invadindo áreas de reserva florestal na região e causando um imenso dano ambiental.

O governador tem estudado a possibilidade de terceirizar a fazenda. Pela proposta inicial o estado ofereceria os materiais para criar a infra-estrutura, como currais, cerca e galpões, e a empresa que for tocar a propriedade entraria com a mão de obra e teria 50% da carne dos animais abatidos. A outra metade o estado pretende doar para as escolas fazerem merenda para os alunos da rede pública. Com essa medida o estado teria como controlar o número de animais na região, além de fornecer carne de boa qualidade aos alunos da rede estadual de ensino.

Os estudos para que esta medida seja adotada já começaram, e em breve o Idaron apresentará um relatório com o custo-benefício da medida.

Fonte: Decom
 

 

 

 

 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)