Sexta-feira, 5 de setembro de 2008 - 14h48
O governador Ivo Cassol está preocupado porque milhares de búfalos selvagens vivem livremente na área da fazenda Pau D`Óleo, e muitos tem invadido as reservas florestais da região, causando danos ao meio ambiente. A terceirização teria como objetivo abater e também domesticar os animais.
Ivo Cassol despachou na tarde desta quinta-feira (4), com o presidente do Idaron Instituto de Defesa Agrossilvapastoril de Rondônia, Agostinho Pastore, quando discutiram a possível terceirização da fazenda Pau D`Óleo, pertencente ao estado, que fica localizada no Vale do Guaporé entre os municípios de Costa Marques e Pimenteiras. A propriedade tem 12 mil hectares de terra onde vivem milhares de búfalos selvagens que estariam invadindo áreas de reserva florestal na região e causando um imenso dano ambiental.
O governador tem estudado a possibilidade de terceirizar a fazenda. Pela proposta inicial o estado ofereceria os materiais para criar a infra-estrutura, como currais, cerca e galpões, e a empresa que for tocar a propriedade entraria com a mão de obra e teria 50% da carne dos animais abatidos. A outra metade o estado pretende doar para as escolas fazerem merenda para os alunos da rede pública. Com essa medida o estado teria como controlar o número de animais na região, além de fornecer carne de boa qualidade aos alunos da rede estadual de ensino.
Os estudos para que esta medida seja adotada já começaram, e em breve o Idaron apresentará um relatório com o custo-benefício da medida.
Fonte: Decom
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a
Sábado, 7 de março de 2026 | Porto Velho (RO)