Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010 - 06h44
Principal produtor de leite da Região Norte, Rondônia se destaca no cenário nacional com a maior produção de leite por habitante (per capita), ao lado do Estado de Goiás. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e referem-se ao ano de 2008. Com uma produção anual superior a 720 milhões de litros, Rondônia teria condições de ofertar a cada habitante aproximadamente 480 litros de leite por ano ou 1,3 litros da bebida diariamente.
Os números da produção per capita de Rondônia e Goiás são bem superiores à média nacional, que é de 141 litros de leite por habitante/ano. Goiás é atualmente o terceiro maior produtor de leite do país, com 287 milhões de litros produzidos a cada ano, e Rondônia ocupa a oitava colocação no ranking nacional, ao lado de Pernambuco, de acordo com o IBGE.
“Se levarmos em conta que a pecuária leiteira em Rondônia teve início há pouco mais de 30 anos, os números atuais por si só mostram a importância dessa atividade para o Estado e para o país”, mostra Victor Ferreira de Souza, pesquisador da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. “E a tendência é que a participação do Estado no cenário nacional aumente”, completa o pesquisador.
No mesmo sentido vão as avaliações de especialistas como Vicente Nogueira, presidente da Federação Panamericana de Lecheria (Fepale) e Rosângela Zoccal, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, que participaram do II Rondônia Leite, evento realizado na cidade de Ji-Paraná, região central de Rondônia, em novembro do ano passado. Para eles, a pecuária leiteira continuará em ritmo de crescimento. “Rondônia tem um grande potencial de exportador de leite para os outros Estados brasileiros” acredita a pesquisadora Rosângela Zoccal. “Porém, o produto deve ser de boa qualidade”, ressalta.
A preocupação com a qualidade do leite foi tema de campanha realizada no segundo semestre do ano passado em uma parceria da Embrapa Rondônia com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae-RO) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri).
Foram criadas peças publicitárias veiculadas nos principais veículos de comunicação do Estado e realizados cursos em todas as regiões produtoras de leite. “Abordamos aspectos como higiene na ordenha, normas de acondicionamento do leite e sanidade animal”, afirma o médico veterinário Marivaldo Figueiró, um dos coordenadores da campanha. “São medidas simples, como a limpeza dos tetos das vacas, que contribuem significativamente para a qualidade da bebida que chega ao consumidor. É preciso difundir essas tecnologias para que a atividade leiteira cresça de maneira sólida no Estado”, completa Marivaldo.
Fonte: Embrapa / Daniel Medeiros
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala