Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia estará presente na Rio+20


Rondônia estará presente na Rio+20 - Gente de OpiniãoO planejamento das ações da participação do governo de Rondônia na RIO+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que será realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro foi apresentado ao governador Confúcio Moura pela secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Nanci Rodrigues.
 

Conforme explicou Nanci Rodrigues, o stand do governo do Estado na Rio+20 mede 25 metros quadrados, no mesmo espaço que serão expostas ações dos Estados da Amazônia Legal. “Os representantes dos Estados da Amazônia decidiram se unir para fazer da Conferência um espaço democrático e de construção de propostas, de acordo com a realidade regional e com a participação da sociedade civil”.

Segundo ela, Rondônia está se preparando para apresentar propostas à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, como o Plano FutuRO, Programa de Combate ao Desmatamento e Queimadas, ações nas áreas de turismo, piscicultura, além de projetos desenvolvidos pelas instituições públicas em parceria com as organizações sociais, Manejo de Fauna e Zoneamento.
 

Governadores

O governador Confúcio Moura e os secretários de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Nanci Maria Rodrigues; do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), George Braga; Desenvolvimento Social, Edson Luiz Vicente e Finanças, Benedito Antônio Alves participaram ontem, sexta-feira (1 de junho), em Manaus do Fórum dos Governadores da Amazônia para consolidação do documento “Carta da Amazônia Brasileira para a Rio+20”.

Construído pelos representantes dos nove grupos majoritários da Amazônia, que em Rondônia foi composto pelos representantes de índios, seringueiros, trabalhadores rurais e movimento de mulheres o documento pretende indicar soluções, apresentar propostas e assumir compromissos para o desenvolvimento sustentável da região.

No encontro, os governadores dos Estados amazônicos formalizaram carta com a proposta de criação de um Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, órgão que ficará responsável pelo direcionamento das políticas públicas que serão executadas por cada Estado.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat