Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia amanhece com sensação de 1°C e a próxima madrugada promete até 4°C



Daniel Panobianco – Pelo terceiro dia consecutivo, os efeitos da sexta friagem de 2010 puderam ser sentidos em praticamente todo o Estado de Rondônia, mas foi em Vilhena, no Cone Sul, que a população sentiu nos termômetros, ou melhor, na pele, os efeitos do ar polar muito intenso.

A estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou entre as 6 e 7 horas (horário local), temperatura de 11,4°C e rajada de vento de 36 km/h; Por isso, usando o cálculo e a tabela mundial de sensação térmica, a impressão que os vilhenenses sentiram no corpo foi de um frio sulino, de apenas 1°C.

Em Ariquemes, a sexta-feira amanheceu com 17,0°C; Em Cacoal fez 15,2°C e em Porto Velho, 17,7°C.

Um novo e intenso pulso de ar polar já atua no continente e em menos de 24 horas atingirá com força o sul da Amazônia. As temperaturas podem bater recorde em várias cidades. Confira a previsão para temperaturas mínimas e máximas previstas para esta sábado (17), segundo o CPTEC/INPE:

Ariquemes: 06°C e 26°C
Cacoal: 06°C e 23°C
Guajará-Mirim: 04°C e 25°C
Ji-Paraná: 05°C E 25°C
Porto Velho: 05°C e 23°C
Rolim de Moura: 11°C e 26°C
Vilhena: 05°C e 18°C

O recorde de menor temperatura até hoje observado em Rondônia é de 3,4°C registrado em Vilhena, no dia 19 de julho de 1975. Já em Porto Velho, a mínima obsoluta de 10°C ocorreu em 12 de junho de 1985 e 15 de agosto de 1978.

Em termos de proporção territorial, esta já é a onda de frio mais intensa desde 1910 e de temperaturas extremas registradas em países da América do Sul, a mais forte das últimas 3 décadas.

A sexta friagem do ano continua até a próxima terça-feira (20), com ligeira elevação nas temperaturas máximas.

Dados: INMET – CPTEC/INPE
(Fonte: De olho no tempo)

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)