Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

RO é exemplo para o país no combate à febre aftosa


O estado de Rondônia tem sido um exemplo para o país no combate à febre aftosa e vai continuar avançando". Foi o que disse o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) ao participar, no último sábado, dia 6, na cidade de Alta Floresta, do lançamento oficial da 23ª Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. A campanha foi lançada pelo governador Ivo Cassol num evento bastante prestigiado por autoridades e agropecuaristas da região. Coordenada pela Agência de Defesa Sanitária de Rondônia – Idaron, a campanha conta com a parceria do Ministério da Agricultura e do Fundo Emergencial de Erradicação da Febre Aftosa – FEFA.

Moreira Mendes comemora o fato de Rondônia ser um estado livre da aftosa com vacinação, e aposta que a situação vai melhorar ainda mais. "Daqui a uns três anos seremos uma zona livre sem vacinação", acredita. Para o deputado, o empenho dos organismos governamentais e, sobretudo, o envolvimento dos pecuaristas têm sido fatores decisivos no combate à doença. "Rondônia tem um rebanho bovino invejável, principalmente de gado leiteiro e de corte. Mas, além da produtividade, temos qualidade, e isso é um grande diferencial", revela.

O deputado aproveitou o encontro para falar também aos pecuaristas sobre a Instrução Normativa 51 e o endividamento rural. Ele informou que esteve com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na semana passada, ocasião em que pleiteou a liberação de R$ 15 milhões para a aquisição de tanques de resfriamento de leite e pediu o apoio à proposta de renegociação e alongamento das dívidas dos produtores rurais.

Questões partidárias

Ainda no sábado, à tarde, Moreira Mendes se reuniu com o governador Cassol no município de Santa Luzia D’Oeste. Entre outras coisas, discutiram sobre questões partidárias e emendas parlamentares de 2008.

O deputado também cumpriu agenda política em Cacoal, Rolim de Moura, Santa Luzia e Alta Floresta. Nessas localidades, conversou com presidentes de diretórios do PPS e definiu estratégias de trabalho. Em Alta Floresta, recebeu lideranças pepessistas de Alvorada do Oeste e Nova Brasilândia. Durante as visitas, Moreira Mendes confirmou que o PPS passa a estar presente em 50 municípios rondonienses.

Fonte: Claudivan Santiago 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)