Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rio Madeira sobe 16 cm em 18h, diz Defesa Civil


 Rio Madeira sobe 16 cm em 18h, diz Defesa Civil - Gente de Opinião

Assem Neto
Do G1 RO

O nível do Rio Madeira, em Porto Velho, subiu 16 centímetros em menos de 18h, entre a manhã de sábado (8) e o início da tarde de domingo (9), informou o chefe de Operações da Defesa Civil Municipal Paulo Afonso. A última medição registrou 16m74. Trinta famílias desabrigadas estão alojadas na Escola Maria Izaura da Costa. No dia 6 de fevereiro o  coronel coordenador da Defesa Civil José Pimentel afirmou que esta pode ser a maior cheia dos últimos 50 anos. 

Centenas de famílias dos Nacional, São Sebastião II e Triângulo foram atingidas pela cheia do rio. A água já encobre vias públicas na região central da cidade, no Cai n'Água. Balsas e estivadores estão usando uma rota alternativa para carga e descarga de mercadorias e passageiros.

A régua do Rio Abunã já media 21m46 às 11h deste domingo, superado a marca de transbordamento e criando expectativas negativas para o que pode vir a acontecer em Porto Velho nas próximas horas. A balsa que leva e traz pessoas e veículos no sentido Porto Velho-Rio Branco já encostou no asfalto, na parte mais alta da BR-364, onde os passageiros desembarcam à espera da travessia.

“Essa água está vindo para a capital. Com os lagos, córregos e igarapés transbordados, nós só teremos alívio se não chover em Porto Velho. Do contrário, haverá um caos. Leia AQUI, matéria completa do Portal G1 Rondônia.

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat