Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rio Madeira atinge cota de alerta no distrito de Abunã, em Porto Velho



As chuvas na Bolívia estão contribuíndo para a elevação do rio Madeira próximo à jusante. Por enquanto, ainda não há registro de alagamentos consideráveis.

Daniel Panobianco - O rio Madeira atingiu na manhã desta quarta-feira (18), o limite acima da cota de alerta que é de 13,72 metros, estando com 13,75 metros, de acordo com dados da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas). No mesmo período do ano passado, o mesmo estava em 13,84 metros.

O aumento na estação Morada Nova, na jusante com o rio Mamoré traz um alerta não somente à população local, mais precisamente no distrito de Abunã, bem como toda a residente em sua extensão até Humaitá, no Amazonas. Em Porto Velho, os bairros situados às margens do Madeira são os mais atingidos quando o nivel ultrapassa os 15 metros.

O aumento considerável no nível do rio na capital é nítido pela quantidade assustadora de troncos e até árvores inteiras trazidas pela correnteza. Parte do barranco em alguns pontos está cedendo, o que faz com que o nível avance leito adentro.

Apesar das duas barragens que estão sendo erguidas na construção das hidrelétricas, o nível do Madeira tende a não responder pela estrutura feita pelo homem e ultrapassar todos os obstáculos.

A chuva na Bolívia já diminuiu e segundo o Serviço de Hidrologia e Meteorologia do país, a situação do rio Beni é normal, até o momento. Já o nível do rio Mamoré também está acima da cota, o que deixa em alerta moradores de Guajará-Mirim, do lado brasileiro. Normalmente, o período máximo do rio Madeira na capital de Rondônia costuma ser registrado na primeira quinzena de abril.

Dados: ANA - SENAHMI
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)