Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rio Amazonas vai a maior nível desde 1927 em Óbidos (PA)




As cheias dos rios na Região Norte do País continuam preocupando moradores e autoridades. Amazonas e Pará são os Estados mais castigados, segundo informação da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Em Óbidos, interior do Pará, o Rio Amazonas atingiu a cota de 8,48 m - o nível mais alto já medido desde 1927. 

Trinta e quatro municípios paraenses foram atingidos. A Defesa Civil informou que mais de 179 mil pessoas foram afetadas e há pelo menos 23 mil desalojados e mil desabrigados. Segundo a Agência Nacional de Águas, Santarém, no oeste do Pará, vive a maior enchente dos últimos 56 anos. Dos dois Estados, o Amazonas é o que tem maior número de municípios diretamente atingidos pelas enchentes. São 47 cidades abaladas pelas inundações, com 46.242 pessoas desalojadas e 10.196 desabrigadas. A estimativa é que quase 304 mil pessoas tenham sido afetadas. 

O nível das águas no rio Amazonas está apenas 72 cm abaixo do verificado na maior cheia já ocorrida, que foi a de 1953. Nesta terça-feira, o nível do rio Negro em Manaus chegou a 28,97 m. 

Ainda não há um balanço preciso sobre os prejuízos causados na região, apesar da necessidade já identificada de reconstrução de escolas, casas e prédios públicos danificados. No caso do Amazonas, o governo estadual está preparando um relatório com informações sobre os municípios mais atingidos, entre eles, Eirunepé, Canutama, Tonantins e Santo Antônio do Içá. As informações serão repassadas ao governo federal. 

(Fonte: Agência Brasil)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)