Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ribamar participa do encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos


 
O deputado Ribamar Araújo (PT) participou do 1º Encontro sobre Gestão de Resíduos Sólidos em Rondônia, no Teatro Dominguinhos, no centro de Ji-Paraná. O parlamentar explicou que o objetivo deste encontro foi sensibilizar os prefeitos sobre a importância da implantação no Estado da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De acordo com Ribamar, a implantação em Rondônia garantirá a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, conforme recomenda a legislação federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que dá amparo legal à PNRS.

O parlamentar enfatizou que os municípios devem unir forças para dar destino ao lixo urbano, conforme as legislações ambientais, sem falar que a implantação do PNRS em Rondônia também fomentaria emprego e renda aos catadores.

No encontro, o procurador de Justiça do Estado do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos, abordou o tema “Situação da Implantação da PNRS”.

Foi apresentado, também, o Projeto Recicla Rondônia, pelos representantes da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas). Servidores detalharam os planos estaduais e intermunicipais de resíduos sólidos.

Foram apresentados temas como as “Experiências Exitosas”, a “Política Nacional de Resíduos Sólidos” e “Implantação da PNRS”, com debates.

Participaram deputados estaduais, prefeitos, vereadores e representantes de associações e cooperativas de todas as cidades que integram a Secretaria Executiva Regional, formada pelos municípios de Presidente Médici, Alvorada, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Urupá e Ji-Paraná.

Fonte: Decom / ALE
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat