Segunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Raupp quer solução rápida para o Código Florestal



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (9), uma solução rápida para a reforma do Código Florestal brasileiro. Raupp parabenizou o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, por ter criado uma câmara de negociação naquela Casa para debater o relatório do deputado Aldo Rebelo sobre a reforma do código, com representantes de ambientalistas e ruralistas. Porém, insistiu, o país sofre prejuízos com a demora de uma solução definitiva para a questão.

- Reconheço a polêmica em torno do assunto. As partes têm motivo de sobra para defender seus interesses, e os resultados obtidos tendem a ter mais valor e duração. O país tem urgência em resolver o impasse, pois o custo da indefinição se reflete no cotidiano de milhões de brasileiros - ponderou.

Na opinião do parlamentar, a Amazônia deveria reduzir o desmatamento em 81%. Já os pequenos produtores não deveriam ser penalizados com a obrigatoriedade de reflorestamento da área de reserva legal, quando estão preocupados em garantir a sobrevivência familiar.

Anacronismo

Valdir Raupp lembrou que, além da atual legislação ambiental ser muito antiga, o código (L. 4771/65) é de 1965 e se manteve inalterado durante 20 anos - a mudança promovida em 1996 por meio de medida provisória (MP 2166/01) nunca foi votada, passando a ser regulado por uma MP transformada em lei. Para Raupp, a legislação está defasada e contraria interesses de diversos setores produtivos.

Raupp utilizou, em sua argumentação, análise do consultor legislativo do Senado Joldis Muniz Ferreira. De acordo com o consultor, as diversas reformulações feitas ao código criaram crescentes restrições para a manutenção e utilização da cobertura vegetal. Essas restrições, diz o consultor, tiveram impactos sobre a atividade agropecuária, o aproveitamento do solo urbano e os grandes projetos de infraestrutura relacionados à geração de energia e à expansão da malha rodoviária.

-Os problemas relacionados à preservação ambiental, de um lado, e as multifacetárias necessidades dos setores produtivos, por outro, estão ambos a reclamar por um aparato legal atualizado e condizente com os interesses nacionais. Isso não é tudo, pois os fortes litígios havidos entre o Ministério Público e o Poder Executivo, nos três níveis da Federação, mostram que é passada a hora de definir uma nova legislação - defendeu.

Dia Internacional da Mulher

Valdir Raupp aproveitou a ocasião para cumprimentar as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher na terça-feira (8). Ele destacou que, pela segunda vez, a vice-presidência da Casa é ocupada por uma senadora, Marta Suplicy (PT-SP), função que já foi desempenhada pela ex-senadora Serys Slhessarenko na legislatura passada. O mesmo, enfatizou, ocorre na Câmara dos Deputados, com a eleição da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) para cargo correspondente naquela Casa.

O senador destacou ainda a eleição de Roseana Sarney (PMDB) e Rosalba Ciarlini (DEM) como governadoras e da primeira mulher para presidir o país, Dilma Rousseff. Desejou, ao final de seu discurso, que a representatividade feminina continue crescendo.

Fonte: Agência Senado
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari

Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Governador Marcos Rocha reafirma compromisso no combate aos incêndios florestais com Operação Verde Rondônia

Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025

Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)