Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto Recicla Rondônia é apresentado ao presidente da ALE


  Gente de Opinião

O reaproveitamento dos resíduos sólidos é um desafio e uma necessidade dos municípios brasileiros. Embora possa gerar emprego e renda, o material quase sempre é descartado de forma inadequada, gerando transtornos ambientais e outros problemas.

Para enfrentar esse desafio, o governo do Estado, via Secretaria de Ação Social (Seas), criou o Projeto Recicla Rondônia, com a finalidade de atuar em parceria com outras esferas de poder e as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com ênfase no fomento aos empreendimentos econômicos e solidários, como parte do Plano FutuRO, criado pela administração estadual.

Débora Souza e Sandra Mara Rigo são voluntárias e entusiastas do Projeto e apresentaram as suas diretrizes ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), durante encontro nesta semana, no gabinete do parlamentar.

“É importante uma ação como esta, ainda mais com o apoio voluntário, para que a retirada dos resíduos ocorra de forma sustentável e, ao mesmo tempo, possa gerar renda e oportunidades a quem trabalha com material reciclável”, destacou Maurão.

O deputado se colocou à disposição para contribuir com a execução do Recicla Rondônia e manifestou preocupação de que as cooperativas de catadores possam ter preço justo para o material reaproveitado. “Que possam fazer a triagem do material e em seguida comercializá-lo de forma direta, sem atravessadores. Esta é uma medida prevista no Projeto e que tem o nosso apoio, desde já”, finalizou.

ALE/RO - DECOM

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat