Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto Cidade Limpa mobiliza mutirão de limpeza em Candeias do Jamari

Ação levou conscientização ambiental e social para toda comunidade


Projeto Cidade Limpa mobiliza mutirão de limpeza em Candeias do Jamari - Gente de Opinião

Neste último sábado, dia 20/11, o município de Candeias do Jamari realizou mais uma ação do Cidade Limpa – projeto turístico baseado no princípio da sustentabilidade que tem como intuito propor ações que estimulem a conscientização e preservação do meio ambiente. O mutirão de limpeza, realizado na Rua Porto Velho (entre São Paulo e Paraná) – Bairro Letícia 1, reuniu autoridades, representantes do comércio, entidades sociais, voluntários e população em um movimento de recolhimento de lixo, orientações sobre reciclagem e conscientização ambiental. 

O Cidade Limpa é um programa desenvolvido pelo Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), com apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Rondônia, em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur; Sebrae, Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari e Banco da Amazônia. De acordo com Prefeito de Candeias, Valteir Queiroz, o projeto veio transformar o município, trazer novas perspectivas e conscientizar a população para a preservação da cidade. 

Dentre os objetivos do projeto está o de contribuir com o desenvolvimento turístico sustentável do Estado, promovendo a integração da comunidade na ação coletiva de conscientização. Desde outubro o projeto vem sendo implementado no referido município, já tendo sido executadas ações como oficinas de sabão ecológico (jornada ecológica) e conscientização ambiental e social com alunos da rede pública de ensino (jornada educativa). O Mutirão de limpeza realizado no dia 20 de novembro veio somar às essas jornadas. 

Projeto Cidade Limpa mobiliza mutirão de limpeza em Candeias do Jamari - Gente de Opinião

Segundo a Vereadora de Candeias, Zilmar Domingos, o intuito do mutirão vai além da limpeza das áreas urbanas. “Não é só limpar a rua, mas é uma campanha que fala sobre reciclagem dos resíduos e que nasceu do desejo de ver Candeias se desenvolver de maneira sustentável”, pontuou a vereadora. 

O evento também contou com o apoio do Grupo Dydyo, águas Minalinda, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas e Rodagens e Transportes - DER, Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental da UFAM, Associação dos Catadores de material reciclável de Candeias do Jamari e Associação das mulheres guerreiras de Candeias. 

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac o projeto Candeias Cidade Limpa é mais uma ação em que reafirma o compromisso em fortalecer o turismo sustentável em Rondônia. “É sempre importante pensar em iniciativas essa, que ajudam na preservação do meio ambiente e trazem diversos benefícios sociais, culturais e econômicos para nossa região”, pontuou o presidente.

Mais Sobre Meio Ambiente

Mais de 100 mil filhotes de tartaruga serão soltos no rio Guaporé, região de Costa Marques neste domingo, 5

Mais de 100 mil filhotes de tartaruga serão soltos no rio Guaporé, região de Costa Marques neste domingo, 5

Mais de 100 mil tartaruguinhas (podecnemis expansa) vão ganhar o rio Guaporé pela primeira vez. A soltura dos filhotes de quelônios acontece na Praia

MP obtém inconstitucionalidade de lei que reduziu a Resex Jaci-Paraná e o Parque Estadual de Guajará-Mirim

MP obtém inconstitucionalidade de lei que reduziu a Resex Jaci-Paraná e o Parque Estadual de Guajará-Mirim

O Ministério Público de Rondônia obteve no Tribunal de Justiça a inconstitucionalidade da Lei Complementar Estadual nº 1.089/21, no trecho que alter

Turismo em Candeias promove atividade para melhorar o meio ambiente

Turismo em Candeias promove atividade para melhorar o meio ambiente

O sábado será o dia do Mutirão de limpeza em Candeias do Jamari, que pretende unir toda a cidade para ajudar a manter a cidade mais limpa a fim de i