Quarta-feira, 8 de agosto de 2007 - 17h12
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou na manhã desta terça-feira, (7/8) no gabinete do órgão, uma reunião com o objetivo de apresentar a minuta da Portaria que proíbe a pesca nas cachoeiras do Teotônio e Santo Antônio.
O secretário da SEDAM, Augustinho Pastore, explicou que esta decisão é uma forma de prevenção para não faltar peixes às futuras gerações e que os pescadores que vivem da pesca possam continuar a sustentar suas famílias.
Outro fato preocupante é com relação ao grande número de vitimas fatais, em decorrência de atividades de pesca nas cachoeiras, sem contar com o lixo deixado pelos pescadores e frequentadores, que contribuem de forma negativa para a qualidade do meio ambiente do rio Madeira e seus afluentes.
Pastore esclarece que esta medida não impede a visita de pessoas no local, apenas irá normatizar e deliberar as áreas proibidas para a pesca, uma vez que a legislação Federal e Estadual já proíbe essa atividade em todas as modalidades, em cachoeiras a uma distância mínima de 200 metros montante e a jusante (acima e abaixo da queda dágua).
Estiveram presentes os representantes do IBAMA, Corpo de Bombeiros, Delegacia Fluvial, Batalhão de Policia Ambiental, Defesa Civil do Estado e do Município, Batalhão de Policia ambiental, SEAPES, SEMAGRI, Delegacia Especializadas Contra os Crimes Ambientais, SEMA e outros órgãos ligados às questões ambientais.
Fonte: A/I SEDAM - Decom
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p