Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Programação da 'Semana do Meio Ambiente e 8 Dias de Ativismo Verde' vai até o próximo domingo


 
A Prefeitura de Porto Velho promove no período de 05 a 12 de junho a “Semana do Meio Ambiente”. Na abertura, no domingo, 05, na Praça do complexo turístico Madeira-Mamoré, foi lançado o evento “8 Dias de Ativismo Verde” que ocorrerá dentro da programação do evento principal, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).Programação da 'Semana do Meio Ambiente e 8  Dias de Ativismo Verde' vai até o próximo domingo - Gente de Opinião

Semayra Moretti, assessora técnica da Sema, explicou que durante esses oito dias estarão sendo desenvolvidas várias atividades voltadas à conscientização da população da capital para a necessidade da preservação do meio ambiente. “São várias ações que buscam focar públicos diferentes para se conseguir uma abrangência maior, que é levar essa conscientização a toda população”, explicou.

Na abertura houve a apresentação da banda de música da Base Aérea, lançamento da Campanha de Educação Ambiental nas Praças, atividades recreativas, momento cultural com o Cine Curta Amazônia – Mostra de Vídeos, Ciranda da Musical, Ciranda de Arte e Varal, Ciranda da Leitura e doação de mudas. Nesta segunda-feira, pala manhãs, foi lançada a Campanha Contra Queimadas Urbanas com duas palestras no auditório do Ministério Público estadual. “A Problemática das Queimadas Urbanas em Porto Velho”, foi ministrada pela promotora de justiça Aidee Torquato, enquanto o tenente-coronel, Genivaldo, do Corpo de Bombeiros, abordou o tema “Atuação no Combate aos Incêndios Florestais em Rondônia”. À noite, a partir das 19h, no campus II, da Uniron, o professor-doutor, Artur de Souza Moret, do Grupo de Pesquisa em Energia Sustentável da Unir ministrará a palestra “A Sustentabilidade Possível para a Amazônia”. O evento é voltado a estudantes do ensino superior, profissionais da área ambiental e comunidade em geral.

Na terça feira, 07, será realizado o Minicurso de Implantação e Manutenção de Arborização Urbana com o engenheiro agrônomo José Ricardo Martins, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). O evento será na Faculdade São Lucas é direcionado aos profissionais no plantio e cultivo de mudas e será nos dois períodos. Na quarta feira, 08, serão realizados dois eventos. No Parque Natural de Porto Velho, pela manhã e à tarde, haverá um minicurso sobre poda com o engenheiro florestal Sidney Brasil, presidente do Comitê do Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores e secretário da Regional Norte da SBAU. Pela parte da tarde haverá ainda o curso de capacitação “Cidadania como Ferramenta na Defesa do Meio Ambiente”, que acontecerá na Base Aérea, a partir das 15h.

Na quinta feira, 09, os moradores dos bairros Jardim Santana, Ulysses Guimarães, Rio Candeias e Alphaville participam da oficina “Coleta Seletiva em Porto Velho”, Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e Ecoporto. À noite, no campus da Unir, haverá o seminário “Considerações sobre o Novo Código Florestal” e no anfiteatro II, da Faculdade São Lucas, a palestra “A Sustentabilidade Possível para a Amazônia”.

Na sexta feira, 10, serão quatro os eventos. Das 08h às 11h, no bairro Nacional, será realizado o “Dia sem Fogo”, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Porto Velho e a Base Aérea, com abordagem aos moradores da zona norte, para a preservação das queimadas urbanas. No mesmo horário, no Setor Chacareiro, o Ibama realiza a palestra “Alternativa ao Fogo”.

À tarde, no assentamento Joana D’Arc, a palestra ministrada pelo Ibama será “Prevenção de Crimes Ambientais”. A programação do dia encerra com a palestra “Considerações sobre o Novo Código Florestal”, ministrada pelo procurador de Justiça do Ministério Público estadual, Ivo Benitez. No sábado, 11, e no domingo, 12, a programação será desenvolvida no Parque Natural de Porto Velho com atividades recreativas e de aventura (tirolesa, escalda trilhas, visitas guiadas ao viveiro de mudas e educação ambiental). No local será realizado o encerramento da Semana do Meio Ambiente e 8 Dias de Ativismo com shows musicais e outras atividades.

Fonte: Joel Elias
Foto: Sema

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat