Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Programa Candeias “CIDADA LIMPA” pretende estimular a consciência ambiental e preparar a cidade para receber turistas.

O projeto que será lançado nesta terça em Candeias do Jamari e pretende estimular os jovens através das ações.


Programa Candeias “CIDADA LIMPA” pretende estimular a consciência ambiental e preparar a cidade para receber turistas.  - Gente de Opinião

Nesta Terça, às 9 da manhã no gabinete da Prefeitura de Candeias do Jamari será realizado o lançamento do projeto Cidade Limpa no município de Candeias do Jamari. Promovido pela Prefeitura Candeias do Jamari, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Governo do Estado por meio da SETUR, Banco da Amazônia e Sebrae mais uma ação do Programa SPORT FISHING RO. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável em Rondônia, com ações de responsabilidade socioambiental e educativas. O Projeto Cidade Limpa contempla 03(três) ações: Jornada Educativa, Jornada Ecológica e o Mutirão de Limpeza.

Esse programa é uma extensão do projeto SPORT FISHING RO idealizado pelas entidades que compõem o CONETUR que tem o intuito tornar Rondônia um grande polo turístico da pesca esportiva. A proposta de um turismo receptivo planejado se associa a preocupação de ter uma cidade preparada e organizada e a conscientização de toda a comunidade de que sua cidade é um polo turístico e que precisam juntos preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa. O projeto Cidade Limpa nasceu em 2019, a primeira a receber o programa foi Jaci Paraná, a segunda agora é Candeias do Jamari. E terá a sequência com o Governo do Estado e parceiros nas cidades que têm potencial turístico de pesca no Estado.

Uma das ações do Cidade limpa é a jornada educativa, que tem o objetivo de realizar a conscientização por meio das aulas por videoconferência, grupos de WhatsApp da escola e mídias locais, envolvendo professores, alunos e toda comunidade com pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do município. Também serão promovidas atividades educativas de forma lúdica é técnica por meio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac RO e dos parceiros que levarão intervenções artísticas com contação de histórias, palestras sobre o turismo sustentável e exibição de curtas de animação. A Jornada Educativa contemplará 03(três) categorias para participação na redação – sobre a importância do meio ambiente para o turismo sustentável, vídeo e arte visuais – a criação a partir de resíduos recicláveis.

Na Jornada Ecológica o intuito é promover a sensibilização da comunidade escolar, empresários e a população em geral em relação a coleta seletiva, preservação do meio ambiente, turismo sustentável e do comportamento ecologicamente correto na escola, residência e na comunidade. E envolver e comprometer professores e alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, unindo esforços com intuito de preservar o meio ambiente e conservar a escola e a cidade limpa. A Jornada Ecológica contemplará a arrecadação de 03(três) itens de materiais recicláveis, óleo de cozinha, tampinhas de plástico e lacre de latinha. Os materiais arrecadados serão doados aos catadores de Candeias do Jamari.

Poderão se inscrever somente as Escolas que compõem a rede Estadual e Municipal do Município de Candeias, Estado de Rondônia.

Já o mutirão de limpeza será uma ação em conjunto com a prefeitura onde será realizada a limpeza da cidade. Mobilizando toda a cidade. O intuito é conscientizar alunos, educadores, população, empresários quanto a limpeza da cidade e estimulando também a coleta seletiva do lixo. O programa Candeias Cidade Limpa tem um estímulo tornar a cidade modelo, tendo a preservação do meio ambiente uma das suas principais ações a fim de atrair mais turistas e alavancar a economia local.

A inscrição para a Ação “CIDADE LIMPA” será gratuita e inicia dia 11 de outubro.

Mais Sobre Meio Ambiente

Mais de 100 mil filhotes de tartaruga serão soltos no rio Guaporé, região de Costa Marques neste domingo, 5

Mais de 100 mil filhotes de tartaruga serão soltos no rio Guaporé, região de Costa Marques neste domingo, 5

Mais de 100 mil tartaruguinhas (podecnemis expansa) vão ganhar o rio Guaporé pela primeira vez. A soltura dos filhotes de quelônios acontece na Praia

Projeto Cidade Limpa mobiliza mutirão de limpeza em Candeias do Jamari

Projeto Cidade Limpa mobiliza mutirão de limpeza em Candeias do Jamari

Neste último sábado, dia 20/11, o município de Candeias do Jamari realizou mais uma ação do Cidade Limpa – projeto turístico baseado no princípio da

MP obtém inconstitucionalidade de lei que reduziu a Resex Jaci-Paraná e o Parque Estadual de Guajará-Mirim

MP obtém inconstitucionalidade de lei que reduziu a Resex Jaci-Paraná e o Parque Estadual de Guajará-Mirim

O Ministério Público de Rondônia obteve no Tribunal de Justiça a inconstitucionalidade da Lei Complementar Estadual nº 1.089/21, no trecho que alter