Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Previsão de chuva forte no sudeste: Alerta máximo


Ivan Richard e Yara Aquino
Agência Brasil

Brasília - O governo federal recomendou hoje (11) que a Defesa Civil nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo redobrem a atenção nas áreas de risco devido à previsão de chuva forte e tempestades nessas regiões.

A recomendação foi feita após reunião coordenada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, dos Transportes, Paulo Passos, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e da Saúde, Alexandre Padilha.

Fernando Bezerra disse que é preciso manter o alerta nos próximos dias para tentar evitar maiores prejuízos com a chuva. "É preciso ter, durante os dias de hoje e amanhã (12), alerta máximo da Defesa Civil para que a gente possa vencer este momento mais crítico", acrescentou.

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre, informou que a previsão para hoje e amanhã é de alto risco de tempestades nos estados do Sudeste. Segundo ele, a situação deve melhorar a partir do fim de semana. "Toda a atenção deve continuar nos próximos dias".

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)