Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Previsão de chuva abaixo de 50 mm no sul de Rondônia


 
Brasília (02/06/2011) - A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou, nesta quarta-feira (1), o boletim com o prognóstico climático para o trimestre nos Estados da Amazônia.

De acordo com as informações do boletim, durante o mês de junho os máximos de chuva (valores acima de 300 mm) concentram-se no Amapá, Roraima e noroeste do estado do Amazonas. Os valores mínimos de chuva (abaixo de 50 mm) concentram-se no sul da região, principalmente nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins. No meio e final do trimestre (julho e agosto) a estação seca já se estabeleceu nesses estados, com precipitação inferior a 10 mm mensais.

“Em Manaus, durante o mês de junho, ainda deverão ocorrer pancadas de chuva, no entanto a partir de julho as chuvas diminuem consideravelmente”, informou a meteorologista Ana Cleide Bezerra.

Para o estado de Roraima, noroeste paraense (Baixo Amazonas) e oeste e norte do Amapá são previstas chuvas acima dos padrões climatológicos. Já no centro-sul de Rondônia, oeste e sudoeste do Mato Grosso, e litoral do Maranhão, no final do trimestre as chuvas devem ocorrer abaixo dos padrões. Nas demais áreas da Amazônia a previsão é de normalidade.
 

Estação seca no Amazonas

A estação seca é consequência do movimento aparente do Sol, pois a partir de agora encontra-se deslocado para o Hemisfério norte, e os valores máximos de chuva seguem esse movimento, dando início à estação de inverno no Hemisfério sul. Para a região da Amazônia, essa estação é caracterizada pela diminuição das chuvas na porção, central, sul e leste, e aumento das chuvas no extremo noroeste da região, que inclui o noroeste do Amazonas e o estado de Roraima, citado anteriormente. Durante essa estação deverá ocorrer o predomínio de uma massa de ar seco, dificultando a formação de nebulosidade, favorecendo grandes amplitudes de temperatura e a umidade relativa do ar podendo atingir valores abaixo de 30%, principalmente, nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, sul do Pará e Maranhão.

“No estado do Amazonas, as temperaturas devem ficar dentro dos padrões climatológicos, ou seja, a temperatura máxima permanece entre 30-32°C durante os meses de junho e julho, no mês de agosto grande parte do estado passa a apresentar valores entre 32-34°C. A temperatura mínima durante o trimestre varia entre 18-20°C no sudoeste da região (Ipixuna, Eirunepé e Boca do Acre), 20-22°C no noroeste e oeste (Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Fonte Boa ) e 22-24°C nas demais áreas do Amazonas, incluindo a capital Manaus).


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)