Quinta-feira, 2 de junho de 2011 - 17h06
Brasília (02/06/2011) - A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou, nesta quarta-feira (1), o boletim com o prognóstico climático para o trimestre nos Estados da Amazônia.
De acordo com as informações do boletim, durante o mês de junho os máximos de chuva (valores acima de 300 mm) concentram-se no Amapá, Roraima e noroeste do estado do Amazonas. Os valores mínimos de chuva (abaixo de 50 mm) concentram-se no sul da região, principalmente nos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins. No meio e final do trimestre (julho e agosto) a estação seca já se estabeleceu nesses estados, com precipitação inferior a 10 mm mensais.
“Em Manaus, durante o mês de junho, ainda deverão ocorrer pancadas de chuva, no entanto a partir de julho as chuvas diminuem consideravelmente”, informou a meteorologista Ana Cleide Bezerra.
Para o estado de Roraima, noroeste paraense (Baixo Amazonas) e oeste e norte do Amapá são previstas chuvas acima dos padrões climatológicos. Já no centro-sul de Rondônia, oeste e sudoeste do Mato Grosso, e litoral do Maranhão, no final do trimestre as chuvas devem ocorrer abaixo dos padrões. Nas demais áreas da Amazônia a previsão é de normalidade.
Estação seca no Amazonas
A estação seca é consequência do movimento aparente do Sol, pois a partir de agora encontra-se deslocado para o Hemisfério norte, e os valores máximos de chuva seguem esse movimento, dando início à estação de inverno no Hemisfério sul. Para a região da Amazônia, essa estação é caracterizada pela diminuição das chuvas na porção, central, sul e leste, e aumento das chuvas no extremo noroeste da região, que inclui o noroeste do Amazonas e o estado de Roraima, citado anteriormente. Durante essa estação deverá ocorrer o predomínio de uma massa de ar seco, dificultando a formação de nebulosidade, favorecendo grandes amplitudes de temperatura e a umidade relativa do ar podendo atingir valores abaixo de 30%, principalmente, nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, sul do Pará e Maranhão.
“No estado do Amazonas, as temperaturas devem ficar dentro dos padrões climatológicos, ou seja, a temperatura máxima permanece entre 30-32°C durante os meses de junho e julho, no mês de agosto grande parte do estado passa a apresentar valores entre 32-34°C. A temperatura mínima durante o trimestre varia entre 18-20°C no sudoeste da região (Ipixuna, Eirunepé e Boca do Acre), 20-22°C no noroeste e oeste (Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Fonte Boa ) e 22-24°C nas demais áreas do Amazonas, incluindo a capital Manaus).
TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas
Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament