Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho e parceiros convidam população para plantio de novas mudas no Skate Parque

Serão plantadas cerca de 80 a 90 mudas, todas adquiridas pelos parceiros voluntários


Mudas serão plantadas de forma estratificada, como se fosse dentro da floresta - Gente de Opinião
Mudas serão plantadas de forma estratificada, como se fosse dentro da floresta

Com objetivo de deixar a cidade mais verde e proporcionar uma cidade mais agradável e com mais qualidade de vida para todos, a Prefeitura de Porto Velho e entidades parceiras realizarão um plantio de mudas no dia 3 de fevereiro próximo, a partir das 15h, no Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, e convida a toda a população para colaborar com a ação.

“Queremos agradecer a parceria da Agrotropical Amazônia, a Walkysania Luiza Almeida Borges, da empresa Distopia Store, e do grupo Voluntariado Ambiental. A Prefeitura cedeu o espaço e os parceiros vão realizar o plantio dessas mudas. Sem dúvida, uma ação muito importante para a nossa cidade”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Robson Damasceno.

Toda ação será comandada por Tino Alves, gestor do projeto, e Laércio Filho, do Sítio Florescer. “Somos agroflorestores e vamos plantar as mudas de uma forma estratificada, ou seja, como se fosse dentro da floresta”, explicou Tino Alves, que também é o coordenador do grupo Voluntariado Ambiental. A Sema, por sua vez, vai acompanhar os trabalhos.

Toda a população da capital está convidada a participar da ação, a partir das 15h, no Parque Jardim das Mangueiras, entre as avenidas Guaporé e José Vieira Caúla, zona Leste de Porto Velho.

Toda a população da capital está convidada a participar da ação, a partir das 15hToda a população da capital está convidada a participar da ação, a partir das 15h

ESPÉCIES

Ainda de acordo com Tino, serão plantadas cerca de 80 a 90 mudas, todas adquiridas pelos voluntários. Eles denominaram o evento de Plantio de Matizes, porque são árvores que no futuro vão produzir muitas sementes, as quais poderão ser aproveitadas e plantadas em outros espaços, tornando a cidade cada vez mais verde e propícia para as pessoas respirarem ar puro.

O grupo selecionou mudas de Seringueira, Andiroba, Copaíba, Angelim, Paineira, Barriguda, Samaúma, Mogno e Pau-brasil. Eles também vão plantar árvores frutíferas como Biribá e Graviola, entre outras que servem para o consumo humano. Na ocasião, não haverá doação de mudas.

OUTRAS AÇÕES

“Estamos organizando outras ações não só de plantio, mas de meio ambiente em geral, visando melhoria da qualidade de vida para a população. São vários técnicos de diversas áreas e vários voluntários envolvidos nesse projeto em prol do nosso desenvolvimento sustentável”, completou Tino Alves.

Ele disse ainda que o grupo Voluntariado Ambiental foi idealizado pelo secretário Robson Damasceno, por ocasião do grande plantio que aconteceu no ano passado, na av. Santos Dumont, quando quase 31 mil mudas foram plantadas.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)