Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura abre os portões do Parque Ecológico neste domingo



A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizará neste domingo (7), mais uma programação especial nas dependências do Parque Natural, também conhecido como Parque Ecológico, para recepcionar o público. Desta vez, segundo a bióloga Maeli Ferreira da Silva, responsável pelo parque, a atração artística principal será um show gospel. O evento começará a partir das nove horas, quando os portões serão abertos para o acesso dos visitantes.

Maeli Ferreira explica que todos os domingos a Semas abre os portões do parque para receber os mais variados talentos regionais. Grupos de danças, teatro, música ou de qualquer outra área artística poderão utilizar o espaço aos finais de semana para fazer as suas apresentações. “Basta entrar em contado antecipadamente com a Sema pelo telefone 3901-3657, para que as atrações sejam agendadas”, declarou a responsável pelo parque.

O objetivo, segundo Maeli Ferreira, não é somente atrair as pessoas para um local bastante agradável, em meio à natureza, mas também divulgar os talentos locais e mostrar ao público que o parque é um espaço disponível para toda a comunidade. “É importante frisar que nosso parque não é um zoológico, mas uma unidade de conservação. Ali, não há animais em cativeiro, mas os visitantes ao caminharem pelas trilhas na mata, poderão contemplar as espécies no seu habitat natural”, explicou.

Outros grupos

Além das programações especiais que poderão ser agendadas com a Sema, Maeli Ferreira informa que todos os domingos um grupo de “chorinho” se apresenta no Parque Ecológico. Outros grupos da comunidade, mesmo não ligados à arte, como estudantes, crianças, religiosos e idosos poderão agendar suas atividades no local. Nesse domingo, por exemplo, 40 idosos da Paróquia São Luiz Gonzaga farão caminhadas nas trilhas e depois irão festejar por antecipação o dia dos pais.

Atrações

Maeli Ferreira explica que existem quatro tipos de trilhas para que as pessoas façam suas caminhadas e fiquem ainda mais próximas da natureza. Os visitantes também poderão conhecer mais de três mil espécies de plantas ornamentais, frutíferas e para reflorestamentos no Viveiro Municipal, que também fica no interior do Parque Ecológico. As crianças ainda poderão se divertir no parquinho infantil e nos espaços para educação ambiental, onde aprenderão a confeccionar brinquedos recicláveis, dentre outras atividades.

Horários

Quanto aos horários para visitação, Maeli Ferreira informa que o parque só é aberto ao público a partir de terça feira. Desse dia até sexta, o funcionamento para os visitantes é das 8 às 13 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. “Esperamos que as pessoas compareçam e valorizem o que temos de bonito”, finalizou.

Fonte:  Augusto José
Foto: Arquivo


 


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)