Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Porto Velho sediará uma série de eventos para a discussão da sustentabilidade da Amazônia em outubro

Capital sediará, ao mesmo tempo, três encontros para debater o tema


Evento contará com convidados nacionais e internacionais interessados na promoção do tema - Gente de Opinião
Evento contará com convidados nacionais e internacionais interessados na promoção do tema

No próximo mês de outubro Porto Velho será palco das discussões sobre a sustentabilidade na Amazônia. O município sediará eventos de importância regional com atores e convidados nacionais e internacionais interessados na promoção do tema.

Durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, a capital vai promover o “Fórum Sustentável” que trará consigo o II Encontro Regional ICLEI Amazônia. Sendo um dos mais expressivos municípios amazônicos, Porto Velho vai liderar as discussões sobre sustentabilidade dentro do bioma, abordando os desafios, conquistas e oportunidades sustentáveis.

O ICLEI é o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para sustentabilidade e mantém parceria com Porto Velho desde 2018. Com isso, o município já sediou o I Fórum de Cidades Quentes e participou de dois fóruns do CB27, que reúne secretários de meio ambiente das capitais brasileiras.

A parceria motivou o ICLEI a trazer, no mesmo período de realização do “Fórum Sustentável, o Fórum Cidades Pan-Amazônicas", conforme explica o diretor da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill.

“Esse segundo evento vai reunir, em Porto Velho, representantes de todos os países que integram a Amazônia Internacional. Nesse evento teremos a participação do embaixador da União Europeia, que é hoje um dos maiores financiadores e interessados na preservação e promoção de atividades sustentáveis na Amazônia”, explica.

Fechando o ciclo de eventos, Porto Velho também sediará, ao mesmo tempo, a próxima reunião do CB27 que reunirá secretários municipais de Meio Ambiente da região amazônica. O evento vai permitir o intercâmbio de experiências em sustentabilidade e projetos que já são aplicados ou estão em fase de desenvolvimento em outras cidades.

“Nesse período, Porto Velho vai liderar não somente uma agenda local, mas de certa forma uma agenda internacional dada a presença de representante de diversos países interessados em cooperar com o tema”, acrescenta o diretor da ADPVH.

Nos últimos anos, Porto Velho tem destacado na promoção do tema, por meio de ações sustentáveis como a adesão ao Programa de Transformações do Mercado de Edifícios Verdes e a elaboração do Plano de Sustentabilidade Municipal (PSM), um trabalho de pesquisa ampla que deve guiar toda a matriz de desenvolvimento econômico da capital.

Os eventos vão acontecer nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Teatro Banzeiros, na região central da cidade.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Vou estudar debaixo da árvore que plantei”: criança traduz o propósito do plantio que mira um Carnaval de carbono neutro

“Vou estudar debaixo da árvore que plantei”: criança traduz o propósito do plantio que mira um Carnaval de carbono neutro

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Projeto ambiental do governo de RO resulta na soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Projeto ambiental do governo de RO resulta na soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)