Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Porto Velho sediará uma série de eventos para a discussão da sustentabilidade da Amazônia em outubro

Capital sediará, ao mesmo tempo, três encontros para debater o tema


Evento contará com convidados nacionais e internacionais interessados na promoção do tema - Gente de Opinião
Evento contará com convidados nacionais e internacionais interessados na promoção do tema

No próximo mês de outubro Porto Velho será palco das discussões sobre a sustentabilidade na Amazônia. O município sediará eventos de importância regional com atores e convidados nacionais e internacionais interessados na promoção do tema.

Durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, a capital vai promover o “Fórum Sustentável” que trará consigo o II Encontro Regional ICLEI Amazônia. Sendo um dos mais expressivos municípios amazônicos, Porto Velho vai liderar as discussões sobre sustentabilidade dentro do bioma, abordando os desafios, conquistas e oportunidades sustentáveis.

O ICLEI é o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para sustentabilidade e mantém parceria com Porto Velho desde 2018. Com isso, o município já sediou o I Fórum de Cidades Quentes e participou de dois fóruns do CB27, que reúne secretários de meio ambiente das capitais brasileiras.

A parceria motivou o ICLEI a trazer, no mesmo período de realização do “Fórum Sustentável, o Fórum Cidades Pan-Amazônicas", conforme explica o diretor da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill.

“Esse segundo evento vai reunir, em Porto Velho, representantes de todos os países que integram a Amazônia Internacional. Nesse evento teremos a participação do embaixador da União Europeia, que é hoje um dos maiores financiadores e interessados na preservação e promoção de atividades sustentáveis na Amazônia”, explica.

Fechando o ciclo de eventos, Porto Velho também sediará, ao mesmo tempo, a próxima reunião do CB27 que reunirá secretários municipais de Meio Ambiente da região amazônica. O evento vai permitir o intercâmbio de experiências em sustentabilidade e projetos que já são aplicados ou estão em fase de desenvolvimento em outras cidades.

“Nesse período, Porto Velho vai liderar não somente uma agenda local, mas de certa forma uma agenda internacional dada a presença de representante de diversos países interessados em cooperar com o tema”, acrescenta o diretor da ADPVH.

Nos últimos anos, Porto Velho tem destacado na promoção do tema, por meio de ações sustentáveis como a adesão ao Programa de Transformações do Mercado de Edifícios Verdes e a elaboração do Plano de Sustentabilidade Municipal (PSM), um trabalho de pesquisa ampla que deve guiar toda a matriz de desenvolvimento econômico da capital.

Os eventos vão acontecer nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Teatro Banzeiros, na região central da cidade.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Augustin T. O'Brien Caceres, empresário de sucesso, e entusiasta da preservação ambiental, está transformando seu empreendimento em um movimento glo

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)